Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Dia dos Professores é celebrado pela Adufc-Sindicato nos interiores do Ceará

No mês de outubro é comemorado o Dia do Professor, e a Adufc-Sindicato esteve nos interiores celebrando essa data com os docentes.

Os municípios de Sobral, Russas, Quixadá, Crateús e Juazeiro do Norte (região do Cariri) receberam as comemorações. 

A diretoria do Sindicato esteve presente nos locais, juntamente com a equipe de funcionários da entidade para realizar procedimentos e tirar dúvidas sobre o Setor Jurídico, Convênios (Unimed e Uniodonto) e filiações.   

Confira abaixo como foi o Dia do Professor em cada município: 

Sobral

A cidade de Sobral recebeu a celebração na tarde da quarta-feira (17). Os docentes que atuam no município estiveram reunidos em um almoço, com a presença da diretoria da Adufc-Sindicato, representada pelo presidente, professor Enio Pontes. O secretário da Educação de Sobral, professor Herbert Lima, que é filiado ao Sindicato, também esteve no encontro.  

O momento foi marcado pela entrega de uma placa em homenagem, feita pelo Sindicato, a quatro professores do Campus de Sobral, como forma de agradecimento pela atuação dos docentes no ano de 2018. 

Foram eles: Iális Cavalcante de Paula Junior, Rita Helena Sousa Ferreira Gomes, Maria Salvelina Marques Lourenço e José Juvenal Linhares. A homenagem se estende a todos os docentes que atuam no município defendendo a educação pública.

O professor Enio Pontes aproveitou o momento para falar sobre a integração entre os professores da entidade. ”Precisamos estar mais juntos dos filiados, principalmente daqueles que estão distantes da sede de Fortaleza. Nós estamos abertos a ouvir as demandas de vocês, podem nos procurar pra debatermos. É de total interesse da ADUFC essa interação.”, registrou o presidente. 

A professora Maria Salvelina falou em nome dos homenageados e agradeceu o reconhecimento. Para ela, o cenário político atual é assustador, mas os professores têm que estar juntos. ”É um momento da gente construir e entender que a universidade é, e sempre foi, um lugar de resistência. Então eu entendo que essa placa é da resistência, é uma placa de todos nós”, concluiu a docente em seu discurso. 

Informativo ADUFC-SindicatoRussas

No município de Russas, a comemoração aconteceu na noite da quarta-feira (17), dentro do campus da universidade, tradicionalmente como em anos anteriores.

Na ocasião, o presidente do Sindicato, professor Enio, prestou homenagem ao diretor do Campus da UFC Russas, professor Lindberg Gonçalves. ”A gente trabalha compartilhando aquilo que aprendemos, e o professor Lindberg tem compartilhado conhecimento conosco há muitos anos. Queria homenagear a todos vocês, nessa figura que inspira todos nós”, afirmou. 

Reunião com os docentes

Na manhã da quinta-feira (19), aconteceu uma reunião entre a diretoria do Sindicato e os docentes de Russas.

Na pauta, as demandas dos professores no campus, análise da conjuntura nacional atual e elaboração de ações da Adufc-Sindicato no município.

A equipe de funcionários da Adufc-Sindicato também esteve presente para esclarecer dúvidas sobre o Setor Jurídico, de Convênios (Unimed e Uniodonto) e realizar filiações de professores que ainda não eram ligados a entidade.

Durante a reunião, o professor Enio destacou a importância da participação dos professores no Sindicato, algo que a diretoria vem destacando nas visitas aos interiores. ”Com o atual momento, precisamos estar em alerta e unidos, pois não sabemos como estará a condição da educação pública superior no próximo governo. É um momento de resistência”, afirmou o presidente. 

Um próximo encontro, para reunir mais docentes e debater sobre ações para Russas, ficou como demanda para uma futura reunião.

Informativo ADUFC-SindicatoQuixadá

Em Quixadá, um almoço marcou o encontro entre os professores na tarde da quinta-feira (18). Na cidade, o professor Arthur de Castro Callado recebeu a placa de homenagem do Sindicato, como forma de agradecimento e reconhecimento pela sua atuação em 2018. 

O diretor do Campus UFC Quixadá, professor Davi Romero, esteve presente na entrega, juntamente com o presidente da Adufc-Sindicato, professor Enio Pontes. 
O presidente do Sindicato destacou que ”o nosso objetivo (sindicato) é prestigiar os colegas. Lógico, todos merecem homenagem, mas é uma forma de estender o reconhecimento a todos”, afirmou.

”O Arthur é daqueles preocupados com o aluno, que chega na hora é um professor que tem dedicação. Só por isso ele já merecia todas as homenagens”, ressaltou o diretor do campus, professor Davi.

Informativo ADUFC-SindicatoRegião do Cariri

Na tarde desta sexta-feira (19) os (as) professores(as) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) participaram da celebração do Dia do Professor da Adufc-Sindicato. O evento aconteceu na sede da Entidade, em Juazeiro do Norte. 

Na ocasião, a vice-presidente da Adufc-Sindicado, professora Helena Serra Azul; o reitor da UFCA, Ricardo Ness; e o professor da UFCA, Roberto Cunha, homenagearam duas professoras, representantes de departamentos e da Universidade, pelo seu desempenho, dedicação e compromisso neste ano de 2018. 

“Estamos em um momento bem difícil, onde nossos direitos estão sendo ameaçados, principalmente nós professoras e professores, porém precisamos resistir. E que agora, mais do que nunca, possamos refletir sobre o nosso país e o nosso futuro, pois somos os responsáveis pela formação da sociedade. Minhas sinceras felicitações a cada um de nós e vamos à luta, sempre!”, felicitou a professora Helena Serra Azul. 

O reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), afirma que “graças a cada um(a) dos(as) professores(as), a Universidade teve um grande avanço e que é uma honra comemorar o dia daquele(a) que torna realidade o sonho de cada aluno(a) a ser profissional”, Professor Ricardo Ness. 

Professoras homenageadas: 
– Jacqueline Cosmo, do IFE;
– Auriluci Goes, do CCSA.

Para a professora Jacqueline, que sentiu gratidão pela homenagem, “neste momento o sentimento não é de dever cumprido, pois estamos vivendo um momento político e social muito complicado, então é preciso muita luta para avançarmos ainda mais. É momento de união, de mais amor, de mais respeito e principalmente reflexão (poucos são os que estão refletindo), como cidadã e professora vou resistir sempre, contem comigo”, afirma a professora homenageada. 

A professora Auriluci Goes, finaliza a homenagem falando do compromisso de representar os colegas da universidade. “É uma responsabilidade muito grande representar os colegas, pois só tem professor bom e profissional, fico muito feliz pela homenagem e vamos à luta”, conclui a professora. 

A comemoração foi realizada com um almoço, onde mais de 30 professores estavam presentes. 

Em Fortaleza, os professores vão comemorar junto à Adufc-Sindicato no dia 27 de outubro (sábado).

Informativo ADUFC-Sindicato

 

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]