Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Programação solene celebra o aniversário de 5 anos da UFCA

A Universidade Federal do Cariri – UFCA promoveu nesta quarta-feira (13/06) uma série de eventos para marcar os primeiros cinco anos de fundação da Universidade localizada na Região do Cariri cearense.

A vice-presidente da Adufc-Sindicato, Professora Helena Serra Azul, compareceu à solenidade representando a Diretoria do Sindicato. A abertura ficou a cargo da Orquestra Sinfônica da UFCA, regida pelos maestros e professores da instituição, Marco Antonio Silva e Ricardo de Castro Monteiro, ambos do curso de Música.

Apresentando um repertório eclético, a Orquestra teve a participação especial do compositor e estudante egresso da UFCA, Lucas Jorge. O compositor teve uma de suas músicas executadas pela Sinfônica da UFCA.

O Professor Marco Antonio Silva, ao concluir a apresentação da Orquestra, informou que a Sinfônica da UFCA se apresentará no Festival Eurochestries – encontro musical que acontece em julho, na cidade de Créon, na França, evento destinado a promover a prática orquestral entre jovens de todo o mundo.

O Reitor Pro Tempore da UFCA, Professor Ricardo Luiz Lange Ness, em discurso logo após a apresentação da Orquestra Sinfônica, ressaltou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela instituição para formar profissionais qualificados na região. “As atividades (da UFCA) transformam vidas e realidades”.

Ricardo Ness disse também, em tom emocionado, que “estava ao lado de pessoas maravilhosas que permitiram chegar aonde chegamos”. Já o ex-Reitor da Universidade Federal do Ceará – UFC, Professor Jesualdo Farias, demonstrou preocupação quanto ao futuro da Universidade pública: “82% dos jovens que concluem o Ensino Médio no Brasil não chegam ao Ensino Superior”.

Jesualdo criticou a EC 95 que congela os gastos públicos por 20 anos: “Estamos caminhando para um colapso e a Universidade pública precisa pensar soluções”, desabafou.

Por outro lado, o ex-Reitor da UFC, comemorou as opções de ensino público de qualidade disponíveis na região do Cariri: “Eu sou filho de Juazeiro do Norte e tive que ir embora ainda jovem para Fortaleza porque aqui não tinha nenhuma perspectiva. Me orgulha voltar para cá e ver um equipamento desse porte”.

O evento de celebração do aniversário de cinco anos de criação da UFCA teve ainda a apresentação do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFCA 2020 – que detalha as estratégias de crescimento da instituição para os próximos anos.

O coordenador do Plano e professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Sérgio Lima, afirmou que a missão da UFCA será promover o conhecimento crítico e socialmente comprometido para o desenvolvimento territorial sustentável. Sérgio Lima disse que os propósitos do Plano “tem sido traduzidos em ações efetivas”. 

Também participaram da solenidade o ex-senador Inácio Arruda (PCdoB) e a secretária de educação de Juazeiro do Norte, Maria Loureto de Lima. Inácio, foi o relator da Lei que criou a UFCA, apontou a importância da política de expansão do Ensino Superior no estado.

Já a secretária destacou a parceria da UFCA com a secretaria de educação municipal. Dessa parceria resultou a primeira seleção para diretores escolares e coordenadores pedagógicos feita no interior cearense.

Ao fim do evento, os presentes posaram para fotos e, depois, partilharam o bolo de aniversário da UFCA.

 

Com Informações da Ascom UFCA 

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]