loading...
Sponser
0 8

Faculdade de Medicina da UFC completa 70 anos

Faculdade de Medicina da UFC completa 70 anos

No dia 12 de maio a Faculdade de Medicina (FAMED) da UFC comemora 70 anos de fundação. E para marcar o início das celebrações foi realizada nesta quarta-feira (9), no auditório da Reitoria, solenidade com a presença de professores e personalidades que fizeram parte da trajetória da FAMED. A Adufc-Sindicato esteve presente no evento, representada pela vice-presidente, professora Helena Serra Azul.

Compuseram a mesa da cerimônia o reitor Henry Campos; a diretora da Faculdade de Medicina, Valéria Pinheiro; o ex-reitor da UFC René Barreira; a professora emérita e presidente da comissão organizadora dos 70 anos da FAMED, Sílvia Bonfim; o reitor pro tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Anastácio Queiroz; o professor emérito e presidente da Academia Cearense de Medicina, Manassés Fonteles; e o estudante de Medicina e representante do Centro Acadêmico XII de Maio, Alex White.

Durante a solenidade, o grupo médico que criou o primeiro curso de Medicina no Ceará recebeu homenagem. Os familiares dos homenageados ganharam uma placa das mãos da diretora Valéria Pinheiro (foto abaixo).

Informativo ADUFC-SindicatoA professora Helena Serra Azul, que faz parte da história da FAMED e é chefe de departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFC, acredita que esses 5 professores que fundaram a Faculdade de Medicina tiveram um papel muito importante para a área da saúde no Ceará, pois ”era muito difícil o acesso de quem queria estudar esse curso, quem não tivesse condições de sair para se formar em outro estado, não atuaria na área”, ela comenta. 

A vice-presidente também destaca a valorização da formação de médicos na UFC, onde a integração com o Sistema Único de Saúde (SUS) se faz presente. ”Hoje nós temos vários cursos de pós-graduação com conceito de excelência. Dentro desse contexto, nós defendemos a formação com uma integração com o SUS, você formar (o profissional) para a sociedade. Nós defendemos a extensão, a pesquisa e o ensino”.

Informativo ADUFC-Sindicato

Confira mais fotos da solenidade na página da Adufc-Sindicato no Facebook: https://goo.gl/GDFM52

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *