Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Educação Ambiental e Formação de Professores são temas de livros lançados na Adufc-Sindicato

A Adufc-Sindicato recebeu mais um lançamento de livro na noite da última sexta-feira (10). Cerca de 100 pessoas estiveram presentes no auditório da entidade para prestigiar os organizadores dos livros Educação Ambiental: da teoria à prática e Fortalecimento do Currículo Escolar e Formação dos Professores – Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio.

Entre os representantes dos organizadores e autores dos livros, estiveram presentes o Secretário de Educação de Sobral, professor Herbert Lima (via Skype); a Coordenadora de Projetos e Acompanhamento Curricular na Pró-Reitoria de Graduação da UFC, professora Ana Paula de Medeiros; a professora Alecilva Diógenes e o professor Fábio de Oliveira.

Sendo organizador dos dois livros lançados, o professor Herbert fez um breve comentário sobre as obras. Ele lembrou que o livro sobre o Pacto Nacional do Ensino Médio envolveu mais de 15 mil professores, além de equipes de formadores e orientadores de estudo, sendo ”uma junção do conhecimento de professores de diferentes municípios cearenses.”

Já sobre a obra Educação Ambiental, o secretário de educação elogiou o fato de a temática do livro ter contemplado, de maneira disciplinar, professores da área de Ciências, Geografia, História, e em alguns casos até de Língua Portuguesa. Ao final, o professor garantiu que esses livros serão encaminhados às CREDE’S e escolas onde há professores autores.

A coordenadora Ana Paula elogiou a Universidade Federal do Ceará por estar ”andando de mãos dadas” com políticas públicas de formação de professores, voltadas para o fortalecimento da qualidade da educação brasileira. ”É uma satisfação fazer parte da elaboração de obras que espalham conhecimento para a melhoria do ensino no país”, concluiu em nome dos presentes.

Sobre as obras

Educação Ambiental: da teoria à prática

O livro tem como objetivo apresentar o resultado de pesquisas de diversas partes do país sobre metodologias, práticas e vivências de práxis ambiental no cotidiano escolar. Os organizadores da obra são os professores Herbert Lima Vasconcelos, Germano de Oliveira Ribeiro, Fábio de Oliveira Matos e Thomaz Edson Veloso da Silva

Experiências Pedagógicas e Formação de Professores – Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio do Ceará (volume I e II)

O livro pretende explanar, a partir de contextos teóricos e práticos, acerca da formação continuada dos professores da educação brasileira e das ações do programa do governo federal denominado Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. O livro é caracterizado por ser múltiplo, diversificado e interdisciplinar, com artigos de professores que vivenciam a prática da educação cotidiana em municípios distintos no Ceará. Organizador: Herbert Lima Vasconcelos.

*Se você é professor (a) sindicalizado (a) e quer lançar o seu livro na Adufc-Sindicato, entre em contato pelo telefone (85) 3066.1818 e peça mais informações.

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]