Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Nova diretoria da Adufc-Sindicato toma posse e garante lutar pelos direitos dos docentes

Os professores presentes também participaram da comemoração dos 37 anos da entidade

“Estar à frente do Sindicato neste momento delicado para todos nós (professores ativos e aposentados) das Universidades Federais do Ceará, é ter a certeza de que vamos ter desafios e precisamos defender a nossa categoria dos golpes do atual governo federal que visam tirar os direitos adquiridos por nós docentes”, foi assim que o professor Enio Pontes, presidente empossado do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (Adufc-Sindicato), começou seu discurso na assembleia de posse que aconteceu na última sexta-feira, dia 2, na sede do Sindicato.

A solenidade de posse da Diretoria e Conselho de Representantes (biênio 2017-2019) da entidade, eleitos nos dias 17 e 18 de maio, reuniu mais de 200 pessoas, dentre professores ativos e aposentados e autoridades, na última sexta-feira (2). Com muita firmeza a diretoria reafirmou o seu compromisso de defender os interesses da categoria universitária, ampliando suas conquistas, além de enfrentar as adversidades do momento, em que o atual governo ameaça a democracia e os direitos dos trabalhadores.

Compuseram a mesa o professor Leonardo Monteiro, ex-presidente da Adufc-Sindicato; Lindberg Lima, presidente da comissão eleitoral da entidade; o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), prof. Henry Campos; o ex-reitor da UFC e atual Secretário de Cidades do Estado do Ceará, Jesualdo Farias; o secretário da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda; o representante do Proifes-Federação, Cristiano Capovilla; o professor Renê Barreira, ex-presidente da Adufc-Sindicato; e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do Estado do Ceará (Sintufc), Keila Camelo.

O ex-presidente ressaltou a importância de ter o professor Enio Pontes em sua diretoria como secretário-geral. “O nosso atual presidente, Enio Pontes, foi meu braço direito no Sindicato e se dedicou a cada momento de lutas e conquistas nos meus dois anos de pleito. Tenho certeza que a entidade está em boas mãos com essa nova diretoria”, afirma o professor Leonardo Monteiro.

Na ocasião, o coral da Adufc-Sindicato fez uma apresentação para dar início a cerimônia, além disso, os colaboradores do Sindicato foram homenageados pelo professor Leonardo Monteiro, recebendo um preito de gratidão.

Eleição

O presidente da comissão eleitoral deu posse aos membros da Diretoria e Conselho de Representantes e lamentou que a votação para eleição do Sindicato não tivesse ocorrido de forma eletrônica, e reafirmou a sua confiança no processo de modernização. “O fato da tentativa de realização eletrônica não ter sido bem-sucedida não significa que não possamos aprimorar o sistema e fazê-lo de forma confiável e bastante eficiente. Se podemos eleger o Presidente da República de forma eletrônica, nós podemos eleger o presidente do Sindicato com toda segurança”, afirmou o professor Lindberg Lima.

Com 687 votos para Chapa 1 e 594 votos para Chapa 2, a Chapa 1 foi eleita, na madrugada do dia 19 de maio, para Diretoria – biênio 2017-2019 – da Adufc-Sindicato. Também foram eleitas 51 chapas para o Conselho de Representantes (biênio 2017 -2019) da entidade. 

Reitoria

A nova diretoria recebeu os cumprimentos do atual Reitor da UFC, Henry Campos, que falou da importância dos membros do pleito. “ Transmito aos novos diretores da Adufc os votos de uma gestão construtiva, marcada pelo crescimento e continuo fortalecimento da entidade. A diretoria empossada é herdeira de uma tradição de combatividade e muita coragem, que luta pelos direitos dos docentes e da universidade pública”, disse.

Diretoria (biênio 2017-2019)

Enio Pontes de Deus (Presidente)

Helena Serra Azul (Vice-Presidente)

Yacy Mendonça de Almeida (Secretária Geral)

Irma Gracielle Carvalho de Oliveira Souza (Primeira Secretária)

Francisco Audisio Dias Filho (Tesoureiro Geral)

Fernando Antonio de Carvalho Gomes (Primeiro Tesoureiro)

Marcus Rogério de Castro (Diretor de Patrimônio)

Evanildo Costeski (Diretor de Relações Intersindicais)

Lucicléia Barros de Vasconcelos Torres (Diretora de Ativ. Científicas e Culturais)

Mirtes Mirian Amorim Maciel (Diretora de Assuntos de Aposentados)

Fatima Maria Alencar Araripe (Primeira Suplente)

George Luiz Gomes de Oliveira (Segundo Suplente)

37 anos de Sindicato

Ainda na sexta-feira (2) foi comemorado os 37 anos do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (Adufc-Sindicato). A celebração contou com mais de 600 professores, seus familiares, colaboradores e convidados.

O professor Enio Pontes destaca os 37 anos de Sindicato. Para ele, a criação da entidade nos anos 1980, representou um marco na defesa de bandeiras democráticas para a educação superior cearense. “Iniciamos as atividades como associação justamente quando o país atravessava um processo de redemocratização e a entidade à época já defendia o acesso ao ensino público, gratuito e de qualidade”. Pontes lembrou que, em 2012, por decisão da categoria, a Adufc tornou-se sindicato, tendo recebido sua carta sindical no mesmo ano.

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]