Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

A expressão morrer de trabalhar nunca fez tanto sentido…

Com a Reforma da Previdência, boa parte dos brasileiros e das brasileiras vai perder a chance de conquistar a tão sonhada aposentadoria. Caso o Governo consiga aprovar a idade mínima de 65 anos e a exigência de 49 anos de contribuição para aquisição do benefício integral, muitos trabalhadores do nosso País trabalharão até morrer. E isso não é especulação, é uma constatação: basta comparar quanto anos vivem os brasileiros ao tempo que eles precisam trabalhar para se aposentar.

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de sobrevida no Brasil, hoje, é de 75 anos e 5 meses, valores que caem de acordo com as regiões analisadas – no Nordeste, por exemplo, os cidadãos vivem, em média, 70 anos. Nesse sentido, se considerarmos o cenário menos negativo imposto pela PEC 287 que é o da aposentadoria aos 65, os nordestinos terão cincos anos para aproveitar o descanso na terceira idade.

Contudo, para a consolidação deste cenário menos negativo, é necessário que o trabalhador comece a contribuir aos 16 para que consiga atingir os 49 anos de contribuição aos 65 anos de idade. No caso de estudantes que almejam a carreira acadêmica, essa realidade é quase impraticável. Concursos para docentes das Universidades Federais e Estaduais exigem, em maioria, titulação de Doutor, o que requer dedicação integral aos estudos pelo menos até os 24 anos, o que torna a aposentadoria viável aos 73. Como sobreviver?

Acompanhe nossa Campanha Contra a Reforma da Previdência!

Também é sobre você!

É sobre todos nós!

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]