Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Edição Nr. 36 – 17 de março de 2017

Informativo ADUFC-Sindicato

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará – ADUFC-Sindicato | Ano 2 • Nr. 36 • 17 março de 2017

ADUFC-Sindicato participa de solenidade da segunda turma de mestrado profissional do ITA na UFC

Os 32 estudantes foram recebidos em solenidade
pelo governador do Estado, Camilo Santana

ADUFC-Sindicato promove programação de início do ano letivo, na próxima quinta-feira (16)

Foto: Júnio Tavares

Na manhã desta sexta-feira (17) o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC-Sindicato), representado pelo secretário-geral Prof. Enio Pontes, participou da aula inaugural da segunda turma do mestrado profissional MP-Safety do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA) na Universidade Federal do Ceará (UFC). O evento aconteceu no auditório do Centro de Tecnologia da UFC, no Campus do Pici.

“A presença da ADUFC-Sindicato e do Fórum Estadual de Educação em eventos educacionais como este é de grande importância para o desenvolvimento das entidades. Estaremos sempre dispostos a dar o apoio necessário para a melhoria da educação em nível estadual”, afirma o secretário-geral do Sindicato.

Estavam presentes o governador do Estado, Camilo Santana; o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda; o reitor do ITA, professor Anderson Ribeiro Correia; o reitor da UFC, professor Henry de Holanda Campos; o diretor do Centro de Tecnologia da UFC, Carlos Almir Monteiro; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Antônio Gomes; o vice-reitor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA, Cláudio Jorge Pinto; o coordenador do mestrado, João César; e representando a ADUFC-Sindicato e o Fórum Estadual de Educação (FEE/CE), Prof. Enio Pontes, que também está na coordenação local do MP SAfety ITA.

“Nessa fase os estudantes irão ampliar seus conhecimentos relacionados a temas como Segurança de Aviação, Aeronavegabilidade Continuada, Tecnologia da Informação e Energias Renováveis. O ITA e o Ceará têm uma relação muito forte, até pela quantidade de alunos cearenses que são aprovados todos os anos”, reconhece o Governador.

Foram ofertadas em Fortaleza duas linhas de pesquisa no mestrado: Engenharia Aeronáutica e Segurança de Sistemas Aeronáuticos, e Sistemas de Gestão de Segurança de Aviação. O MP-Safety visa atender a demanda latente de pesquisa na área de segurança de voo tanto na aviação civil quanto na militar no País.

ADUFC-Sindicato promove programação de início do ano letivo, na próxima quinta-feira (16)

Foto: Júnio Tavares


Programação de boas-vindas de volta às aulas recebe docentes na ADUFC-Sindicato

ADUFC-Sindicato promove programação de início do ano letivo, na próxima quinta-feira (16)

Foto: Renê Mendes

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC-Sindicato) promoveu na noite desta quinta-feira (16), no Espaço Cultural da entidade, programação de boas-vindas aos professores para celebrar o retorno das aulas do ano letivo de 2017. O evento contou com apresentação da Escola de Narradores com o espetáculo ‘’Contos de todos os cantos’’ e também com o início da exposição de obras de arte do artista plástico cearense Garcia.

Com mais de 30 quadros em exibição, que retratam o primitivismo com seres mitológicos e fantásticos, o artista Garcia deu início ao evento contando de onde vem sua inspiração para pintura. Ele relembrou o início de sua carreira, onde conviveu com o pintor Chico da Silva, seu maior incentivador. ‘’O fundo do quintal da minha casa era junto ao da casa dele. Sempre que chegava do colégio ia observá-lo pintando. O Chico me ensinava passo a passo’’, comentou o artista que ainda finalizou seu discurso homenageando Chico da Silva, ‘’meu trabalho hoje é colocar a arte do Chico pra frente.’’

A Escola de Narradores trouxe o espetáculo ‘’Contos de todos os cantos’’, com os educadores Dmitri Gadelha, Neyla Bonfim, Eda Queiroga, Oda Toicima, Rachel Militão, Gorethy Cardoso e Tatiane Albuquerque. Com interpretações individuais, a cultura popular tradicional brasileira foi retratada mesclando as linguagens cênicas do teatro de rua, do circo, música e a contação de histórias.

A vice-presidente da ADUFC-Sindicato, profa. Neile Torres, agradeceu a presença de todos no evento promovido pela entidade para os docentes. ‘’É um prazer enorme juntarmos dois segmentos de expressão de arte. Nesta noite teremos a oportunidade de apreciar a nossa cultura cearense’’, afirmou a professora.

A exposição do artista plástico Garcia continuará em exibição no auditório do Sindicato e também estão disponíveis para aquisição. A ADUFC-Sindicato fica na Avenida da Universidade – 2346, bairro Benfica, e o horário de funcionamento é de 8h às 12h e 14h às 18h.

ADUFC-Sindicato promove programação de início do ano letivo, na próxima quinta-feira (16)

Foto: Renê Mendes


Dia Nacional de Paralisação: ADUFC-Sindicato participa do grande ato contra a Reforma da Previdência

Dia Nacional de Paralisação: ADUFC-Sindicato participa do grande ato contra a Reforma da Previdência

Foto: Nyna Sany

Mais de 20 mil pessoas participaram, nesta quarta-feira (15), do Grande Ato Contra a Reforma da Previdência (PEC 287) e os retrocessos que essa emenda representa na vida do trabalhador brasileiro, em Fortaleza. O ato teve concentração na praça Clóvis Beviláqua (Praça da Bandeira), seguindo em caminhada até a agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na rua Pedro Pereira, no Centro.

Dia Nacional de Paralisação: ADUFC-Sindicato participa do grande ato contra a Reforma da Previdência

Estavam presentes na manifestação unificada trabalhadores de diferentes sindicatos, movimentos sociais, frentes populares, Central Única dos Trabalhadores (CUT), entidades, professores e estudantes de educação básica e nível superior, servidores, bancários, trabalhadores da construção civil, garis, cabeleireiros, profissionais da área da saúde, membros do Fórum Estadual de Educação (FEE/CE), entre outros.

O secretário-geral do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC-Sindicato), professor Enio Pontes, participou do ato como representante da entidade. “O sindicato está mobilizado e não aceitará qualquer ataque aos nossos direitos adquiridos, quer sejam trabalhistas, previdenciários ou qualquer outro retrocesso. Estaremos sempre prontos para defender e lutar por uma universidade pública, autônoma e democrática”, afirma o secretário.

Campanha Contra Reforma da Previdência

A Reforma da Previdência (PEC 287) pretende limitar direitos e impor os déficits da Administração Pública Federal ao bolso do cidadão e da cidadã brasileira, o que coloca em risco a aposentadoria e outros benefícios previdenciários – como o seguro-desemprego – com a justificativa de manter a sustentabilidade do sistema e sanar um possível rombo orçamentário nas contas da Previdência Social.

Diante deste cenário, o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC – Sindicato) está com uma Campanha para debater e dialogar com a comunidade acadêmica e a sociedade civil, sobre a atual situação da Seguridade Social no Brasil, incentivando a fiscalização do uso do dinheiro público e construindo soluções que não atinjam o futuro de tranquilidade e dignidade tão sonhado pelos brasileiros após anos de contribuição.

É sobre todos nós! É sobre nosso futuro!

ADUFC-Sindicato promove programação de início do ano letivo, na próxima quinta-feira (16)


Setor Jurídico atende demanda de docentes do Depto. de Química Orgânica e Inorgânica da UFC sobre insalubridade e periculosidade

ADUFC-Sindicato promove programação de início do ano letivo, na próxima quinta-feira (16)

Foto: Bárbara Magalhães

Na manhã da última segunda-feira (13), o secretário-geral prof. Enio Pontes e o Setor Jurídico da ADUFC-Sindicato estiveram presentes no Departamento de Química Orgânica e Inorgânica da Universidade Federal do Ceará (UFC), em reunião com professores do setor para esclarecer os direitos de insalubridade e periculosidade no ambiente de trabalho.

Segundo os docentes, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) está cortando o aditivo de insalubridade dos professores em 10%, e em alguns casos suspendendo completamente. ‘’Estamos preocupados pois vivemos em um ambiente insalubre e (o governo, a universidade, ou a PROGEP) está tirando nossa estabilidade’’, disse o professor Luiz Constantino do Depto. de Química Orgânica e Inorgânica.

O advogado do Sindicato, Emanoel Gurgel, explicou para os presentes que esse é um caso fora do padrão, que veio derrubar o que já está assegurado na Constituição Federal e na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). ‘’Esse é um ato do Executivo, uma orientação normativa que não pode modificar uma lei sob hipótese alguma, e é com base nela (orientação normativa) que o Ministério do Planejamento vem fazendo alterações e cortando direitos’’, destacou.

Para o setor jurídico o caso de insalubridade é competência do Ministério do Trabalho e, nesta situação, quem expediu a orientação normativa foi o Ministério do Planejamento, no qual não tem a técnica necessária para saber o que pode ser considerado insalubridade ou não.

O advogado do Sindicato aconselhou que os professores façam primeiramente o contato com a administração da UFC, para em seguida poder seguir com um pedido judiciário. ‘’Muitos docentes têm nos procurando e o que temos solicitado é que haja primeiro uma discussão na via administrativa, pois muitas vezes se você vai para o judiciário antes de haver alguma definição com a universidade, o juiz entende como estar pulando uma etapa. Pedimos que tenha esse pedido administrativo, com pelo menos uma negativa inicial’’, enfatizou Emanoel.

A documentação necessária para entrar com um pedido judiciário é RG, CPF e comprovante de residência + pedido administrativo negado. Os professores interessados em entrar com alguma ação devem procurar o Setor Jurídico da ADUFC-Sindicato que fica na Av. da Universidade – 2346, bairro Benfica, nos dias de terça e quinta-feira, das 14h às 17h.

Atendimento do Setor Jurídico
Local: Sede da ADUFC-Sindicato (Av. da Universidade, 2346 – bairro Benfica)
Dia e Horário: toda terça e quinta-feira, das 14h às 17h
Telefone: (85) 3066.1801


Campanha por Consulta Nacional sobre Reformas e Auditoria da Dívida é lançada em todo o país

Na última terça-feira (14), a Auditoria Cidadã da Dívida lançou oficialmente a ”Campanha por uma Consulta Nacional sobre Reformas e Auditoria da Dívida”, que pretende ouvir a população brasileira sobre as Reformas da Previdência e Trabalhista, as Privatizações e a necessidade de uma Auditoria da Dívida Pública.

O lançamento da campanha aconteceu em todo o país durante o dia 14 e continua ao longo da semana. Em Brasília, o lançamento ocorreu no Congresso da CONTAG (Centro de Convenções Ulisses Guimarães), e no ato da OAB Federal contra a Reforma da Previdência .

A consulta será realizada através de quatro perguntas sobre esses temas, onde os cidadãos poderão responder na página: http://migre.me/wg3CF ou por meio de votação em cédulas que serão disponibilizadas pelas centenas de entidades e movimentos sociais que construíram essa Consulta Nacional e irão colaborar com a coleta de votos e divulgação, cujo nomes também estão divulgados no site.

O Núcleo da Auditoria Cidadã no Ceará está recebendo o apoio da ADUFC-Sindicato para divulgação e propagação da Consulta Nacional, por meio do secretário-geral e coordenador do Núcleo Estadual, professor Enio Pontes. As cédulas de votação estarão disponíveis na Sala de Comunicação da entidade, das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira, durante todo o período da consulta. Para mais informações sobre a votação: (85) 3066.1806

As perguntas da Consulta Nacional são as seguintes:

1. Você concorda que é necessário realizar uma auditoria cidadã da dívida pública e mudar o modelo econômico, a fim de acabar com o privilégio dos bancos, os juros mais altos do mundo e outras distorções, de maneira que sejam garantidos mais recursos para educação, saúde, previdência, segurança, entre outros? ….SIM ….

2. Você concorda que é necessário barrar a Reforma da Previdência (PEC 287), que rasga a Constituição Federal, destrói seu direito à aposentadoria e desvia os recursos da Previdência, da Saúde e da Assistência Social, para privilegiar ainda mais o mercado financeiro? …..SIM …..NÃO

3. Você concorda que o patrimônio público, as riquezas naturais e energéticas do nosso país, assim como os direitos fundamentais de educação e saúde não podem continuar sendo privatizados, comprometendo o acesso universal previsto na Constituição Federal? …..SIM …..NÃO

4. Você concorda que é necessário realizar uma auditoria cidadã da dívida pública, a fim de acabar com o privilégio dos bancos e garantir mais recursos para educação, saúde, previdência, moradia, reforma agrária, segurança, entre outros? ….SIM ….NÃO

Entenda a Campanha por uma Consulta Nacional

A Auditoria Cidadã da Dívida é uma associação, sem fins lucrativos, que atua desde setembro de 2000 no intuito de realizar a auditoria da dívida pública brasileira e exigir a devida transparência do orçamento fiscal, de forma que os cidadãos conheçam detalhadamente todas as fontes de recursos públicos e sua respectiva destinação.

Com as séries de Propostas de Emenda à Constituição (PEC’s) apresentadas pelo governo de Michel Temer desde 2016 – como a PEC 241, PEC 287, entre outros – que afetam a vida do trabalhador brasileiro, cresceu a necessidade de se instituir uma comoção popular nacional na tentativa de barrar grandes retrocessos na vida dos trabalhadores.

A onda de contrarreformas que toma conta da agenda política tem o objetivo de garantir os privilégios do setor financeiro, levando-nos ao avesso do Brasil que podemos ser.

A Auditoria Cidadã entende também que todas essas reformas propostas pelo governo federal estão interligadas ao funcionamento da dívida pública brasileira, que precisa passar por uma auditoria. Para tanto, a sociedade precisa ser ouvida e atendida. Nesse contexto, a Consulta Nacional vem para estabelecer uma opinião pública geral e entregar aos parlamentares um documento oficial com força popular.

No período de 14 de março a 30 de junho de 2017, as irão coletar o posicionamento da sociedade sobre a Reforma da Previdência, a Reforma Trabalhista, Privatizações e Auditoria da Dívida Pública.

Diversos sindicatos (dentre eles a ADUFC-Sindicato), entidades e movimentos sociais em todo o país estão unidos para construir juntos a proposta de uma Consulta Nacional e Auditoria da Dívida.

Para votar ou obter mais informações, acesse o site da Campanha: http://migre.me/wg3CF

Ou entre em contato pelo telefone: (85) 3066.1806

ADUFC-Sindicato promove programação de início do ano letivo, na próxima quinta-feira (16)


Instituto do Cérebro da UFRN é tema de primeira palestra do ano da ADUFC-Sindicato em parceria com SBPC

Para iniciar o ciclo de debates de 2017 da ADUFC-Sindicato em parceria com a Secretaria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência no Ceará (SBPC), no próximo dia 23 de março, no auditório do Sindicato, às 18 horas, será realizada a palestra ”Soberania x Desmonte Científico: a experiência do Instituto do Cérebro da UFRN”, ministrada pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Sidarta Ribeiro. O evento é aberto ao público.

A iniciativa faz parte do Projeto “Ciência, Tecnologia e Cultura em Debate nas Universidades Federais do Ceará”, lançado em março de 2016 com o objetivo de instituir um espaço de debates interdisciplinares e fortalecer a relação da ADUFC-Sindicato com a comunidade acadêmica e a sociedade, tendo a SBPC como elo de ligação dessa ação.

Sobre o Tema

O tema da palestra fala sobre a experiência de implantação do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) como um caso de repatriação de capital humano e ação proativa para diminuir o desequilíbrio regional na produção científica do Brasil. O atual colapso da estratégia nacional em ciência e tecnologia e os graves riscos acarretados por este colapso, também serão debatidos.

Currículo do professor Sidarta Ribeiro

Professor Titular de Neurociências e Diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1993), Mestre em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), Doutor em Comportamento Animal pela Universidade Rockefeller (2000) com Pós-Doutorado em Neurofisiologia pela Universidade Duke (2005). Tem experiência nas áreas de neuroetologia, neurobiologia molecular e neurofisiologia de sistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: Sono, sonho e memória; plasticidade neuronal; comunicação vocal; competência simbólica em animais não-humanos; psiquiatria computacional e neuroeducação.

ADUFC-Sindicato promove programação de início do ano letivo, na próxima quinta-feira (16)


[DICA DE LEITURA] Reforma da Previdência é alvo de críticas na Le Monde Brasil

[Previdência: Qual a saída?]

A Le Monde Diplomatique Brasil, reconhecida e aclamada internacionalmente, trouxe em sua edição do mês de fevereiro uma importante reportagem descontruindo a Reforma da Previdência de Michel Temer. No texto, são exploradas questões relativas ao falso rombo no setor previdenciário brasileiro e às regras desumanas e inconstitucionais impostas pela medida. A matéria, que foi escrita por Eduardo Fagnani e tem como título “Reformar para excluir?”, foi liberada para leitura por não-assinantes na última semana. Acesse o texto integral pelo link: http://migre.me/wg2Xs

Acompanhe nossa Campanha Contra a Reforma da Previdência.

Também é sobre você!

É sobre todos nós!


O que muda na sua vida com a Reforma da Previdência (Idosos)

[Previdência: Qual a saída?]

A Reforma da Previdência traz uma série de normas que pode ter impacto direto sobre a vida do idoso brasileiro, dentre elas: a ampliação da idade mínima para requisição da aposentadoria; a cobrança de contribuição previdenciária para aposentados; e a redução do benefício de prestação continuada para idosos que não contribuíram com a Previdência. Resoluções estas que se aplicam tanto ao Regime Geral de Previdência Social, gerido pelo INSS, quanto aos Regimes Próprios, que tratam da assistência aos servidores públicos.

Hoje, no Brasil, são consideradas idosas as pessoas com mais de 60 anos. Com a nova idade mínima estabelecida pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287, que deve passar para 65 anos, teremos um grande número de idosos no mercado de trabalho, o que exigirá, além de uma política de incentivo à contratação deste público, a elaboração de políticas públicas que protejam a sua estabilidade quando atingida a terceira idade e que tenham ações voltadas para a promoção da saúde.

A cobrança de contribuição previdenciária também prejudica os idosos do País à medida que traz uma redução de mais e 7% em seus proventos, que muitas vezes não são integrais se comparados à remuneração que recebiam quando trabalhavam. Os servidores públicos, que já contribuem com a previdência quando aposentados, devem ser penalizados com o aumento da tarifa. Já os idosos que não contribuíram com a Previdência ao longo da vida, só terão direito ao benefício de prestação continuada depois dos 70 anos, recebendo o equivalente a meio salário mínimo.

Acompanhe nossa Campanha Contra a Reforma da Previdência.

Também é sobre você!

É sobre todos nós!

 


Fale com o Presidente

Acesse nosso site:
www.adufc.org.br

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará
Av. da Universidade, 2346, Benfica – 60.020-180 • Fortaleza/CE
Telefone: (85) 3066.1818 • E-mail: secretaria@adufc.org.br

Jornalistas Responsáveis: Bárbara Magalhães e Larissa Cavalcante | Diagramação: Renê Mendes

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]