Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

[Especial Semana da Mulher] O que muda na sua vida com a Reforma da Previdência, Mulher!

Um dos maiores impactos da Reforma da Previdência sobre as mulheres diz respeito ao aumento da idade mínima exigida para a requisição da aposentadoria. Nas regras atuais, mulheres se aposentam integralmente ao completarem 55 anos de idade e 30 de contribuição, enquanto os homens precisam comprovar 60 anos de idade e 35 de contribuição. Apesar de possuírem rotinas muito diferentes, com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287, homens e mulheres só poderão se aposentar após atingirem os 65 anos e, para garantirem o benefício integral, terão que contribuir durante 49. Um aumento de 10 anos de trabalho para o público feminino.

A alteração é justificada pela equipe de Michel Temer por conta do aumento da expectativa de vida entre as mulheres, que chega a ser sete anos maior que a dos homens brasileiros. O que eles desconsideram é que a mulher, em grande parte dos casos, acaba trabalhando mais ao cumprir jornada dupla, na firma e em casa. De acordo com o Institui Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em nosso País, enquanto os homens gastam, em média, 1,5 hora por dia com tarefas domésticas, as mulheres gastam cerca de 3,8 horas. E esse tempo se multiplica de acordo com a quantidade de filhos. A Reforma da Previdência desconsidera, também, que nossas mulheres ainda recebem salários bem inferiores ao dos homens.

No caso das professoras do ensino básico e das trabalhadoras rurais, a situação fica ainda mais crítica. Por serem profissões consideradas prejudiciais à saúde, hoje, elas contam com aposentadoria especial, concedida cinco anos antes em relação à aposentadoria convencional, ou seja, aos 50 anos de idade e 25 de contribuição. Para elas, a ampliação será de 15 anos, considerada a idade mínima estabelecida pela PEC 287. Um absurdo, visto que a expectativa de vida da trabalhadora rural é bem menor que a da trabalhadora urbana. Além disso, com o enfraquecimento da Previdência Social e a consequente migração dos contribuintes para a Previdência Privada, outros auxílios como a licença-maternidade correm grande risco.

Acompanhe nossa Campanha Contra a Reforma da Previdência.

Também é sobre você!

É sobre todos nós!

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]