Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Edição Nr. 32 – 11 de fevereiro de 2017

Informativo ADUFC-Sindicato

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará – ADUFC-Sindicato | Ano 2 • Nr. 32 • 11 de fevereiro de 2017

ADUFC-Sindicato realiza palestra sobre Reforma da Previdência e seus impactos para os trabalhadores

O Sindicato dos Professores das Universidades Federais do Ceará (ADUFC-Sindicato) realizará, no dia 17 de fevereiro (sexta-feira), palestra sobre “A Reforma da Previdência e os seus Impactos para Sociedade”, com o Profº Dr. Eduardo Rolim, presidente do PROIFES-Federação. O evento acontecerá no auditório da ADUFC-Sindicato, às 10 horas, e tem como principal objetivo mostrar para a sociedade em geral as consequências da Proposta de Ementa Constitucional (PEC) 287 na vida de cada trabalhador; jovem, adulto e idoso.

Saiba mais: http://migre.me/w28pU

Professores dos IFES recebem o pagamento da segunda parcela do reajuste salarial


ADUFC-Sindicato participa de Ciclo de Debates sobre a Reforma da Previdência em Goiás

Os debates foram realizados pelo Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato e Sindicato dos trabalhadores técnico-administrativos em educação dos Institutos Federais de Goiás (Sint-Ifesgo)

Professores dos IFES recebem o pagamento da segunda parcela do reajuste salarial

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC-Sindicato), participou nos dias 8 e 9 (quarta e quinta-feira), do Ciclo de Debates com o tema “Previdência atual e sua reforma”, nas Universidades Federais de Goiás (UFG). O ciclo teve como objetivo principal discutir e informar aos professores, técnicos e a comunidade como a Reforma da Previdência pode impactar suas carreiras e a sociedade.

UFG – Regional Catalão

Na quarta-feira (8), o debate aconteceu no auditório Prof.ª Lívia Abrahão do Nascimento (Bloco Didático II), da UFG localizada no município de Catalão – GO. A ADUFC-Sindicato estava sendo representada pelo seu secretário-geral, Profº Enio Pontes, que participou da mesa de debate junto com o presidente do PROIFES-Federação, Prof. Eduardo Rolim e a presidente Estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB/GO), Ailma Maria de Oliveira.

O secretário-geral reforçou sobre a urgência em debater a previdência na sociedade. “É muito importante debatermos sobre a reforma da previdência (PEC 287), a sociedade precisa saber das mudanças, com urgência”, afirmou.

Ailma Maria enfatizou a necessidade de resistência da população, da classe trabalhadora. “Hoje estamos numa situação agravante, o Brasil está vulnerável em sua ordem social e democrática. Temos que ter uma perspectiva de desenvolvimento de projeto social”, explica. A professora ainda abordou a destruição do projeto de sociedade brasileira democrática, o direito ao trabalho digno e a aposentadoria.

UFG Goiânia

Já na quinta-feira (9) o evento aconteceu na Biblioteca Central da UFG, Campus Samambaia. Nesse dia a ADUFC-Sindicato estava sendo representada pelo seu presidente, Prof. Leonardo Monteiro que também participou da mesa de debate junto com o Profº Eduardo Rolim e a Assessora jurídica do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Goiânia (Sindmetal-GO), Maria Eugênia Neves Santana.

Em sua fala, o professor Eduardo Rolim, destacou as principais consequências para o servidor público. Eduardo fez uma comparação com os grupos de aposentados de cada geração e o que mudou entre eles, seja na aposentadoria ou pensão. Ele ressalta, também, a importância de conscientizar a população em geral sobre o teor desta reforma.

“Temos que promover o esclarecimento, a mobilização e em seguida buscar as bases parlamentares. É preciso mostrar os pontos inaceitáveis da reforma”, afirmou o professor quando questionado sobre as medidas que devem ser tomadas para barrar a decisão.

“A reforma vem como forma de retrocesso, não podemos deixar que essa PEC 287 da Reforma da Previdência seja aprovada, a luta é sobre todos nós, a ADUFC-Sindicato, também, já começou sua campanha no Ceará, vamos à luta contra mais um retrocesso do governo federal”, reforçou o Presidente da ADUFC-Sindicato, Prof. Leonardo Monteiro.

Maria Eugênia, assessora jurídica do Sindmetal, esclareceu as principais modificações, caso a reforma seja aprovada. Ela ainda deu destaque às dificuldades que serão enfrentas por uma grande parcela da população. “Com essas mudanças teremos grande parte da sociedade marginalizada”, aponta.

O presidente da Adufg, Flávio Alves da Silva, estava como mediador dos dois eventos.

“Os sindicatos, as centrais e toda a população têm que debater a Reforma da Previdência com inteligência e boas estratégias. Essa é a chave para termos sucesso na luta”, afirmou o Presidente da Adufg. *com informações da assessoria de comunicação da ADUFG-Sindicato.

Sobre a Reforma

A Reforma da Previdência – Proposta de Ementa Constitucional 287/16 – elaborada pelo Ministo da Fazenda Henrique Meirelles, é mais uma medida do atual governo federal que pretender limitar direitos e taxar ainda mais o bolso do cidadão. No momento, o texto oficial desta Reforma está na Câmara dos Deputados, aguardando apreciação da Comissão Especial criada pelo presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), para depois seguir em votação no plenário da Casa. Se aprovada em dois turnos por 3/5 dos deputados federais, a PEC 287 segue para o Senado, onde passa pelos mesmos procedimentos.

Saiba mais: http://migre.me/w26HP

Professores dos IFES recebem o pagamento da segunda parcela do reajuste salarial


Projeto do governo estadual pretende implantar participação cidadã em planejamentos

Professores dos IFES recebem o pagamento da segunda parcela do reajuste salarial

A ADUFC-Sindicato, representada pelo secretário-geral prof. Enio Pontes, participou nesta sexta-feira (9) de reunião do Projeto ”Participação Cidadã”, de autoria do Governo do Estado do Ceará. Na ocasião, foram formados grupos de discussão para responder a questionamentos como ”qual a melhor estratégia para incluir atuação popular nos planejamentos do governo estadual?”.

A iniciativa, que ainda está em fase de construção, reúne diferentes instituições e entidades cearenses para contabilizar propostas que fortaleçam o projeto final da ”Participação Cidadã”. O objetivo principal é encontrar meios para que os múltiplos setores da sociedade (educação, saúde, moradia, etc), representados por cidadãos comuns, tenham ação ativa em planejamentos para solução de problemas coletivos.

O professor Enio Pontes, que também é coordenador adjunto do Fórum Estadual de Educação (FEE), deu ênfase à importância da educação para todos os setores atingidos pelo projeto. ”O sistema educacional é base para todos os outros. Nós docentes sabemos das dificuldades de ensino em todo o país. Para crescermos como sociedade, precisamos dar mais atenção para esse setor”, destacou.

O projeto ”Participação Cidadã” teve início em outubro de 2016 e tem previsão para ser finalizado em maio de 2017.


Exposição de fotos da AGENDA 2017 é realizada no Espaço Cultural da ADUFC-Sindicato

Professores dos IFES recebem o pagamento da segunda parcela do reajuste salarial

As fotos da AGENDA 2017 da ADUFC-Sindicato foram expostas nesta quinta-feira (9), no Espaço Cultural da entidade, com a participação dos professores autores das fotografias e a presença dos representantes da banca de jurados do concurso ”Ceará em Fotos”, prof. Marcus Vale e prof. Silas de Paula. A apresentação da exposição foi realizada pela vice-presidente do Sindicato, profª. Neile Torres.

Com o tema ”Ceará em Fotos”, as fotografias da AGENDA 2017 promovem a valorização do estado e seus costumes. Através do registro fotográfico dos docentes, estão ilustradas paisagens, momentos e acontecimentos envolvendo a cultura cearense.

Na ocasião, foram anunciados o 1º, 2º e 3º lugares do concurso, que ficaram com as fotos dos meses de Agosto (Prof. José Milton), Janeiro (Prof. Fernando Schemelzer) e Março (Prof. Alexandre Oliveira) , respectivamente.

A vice-presidente Neile Torres agradeceu a colaboração dos professores participantes do concurso e destacou a beleza das fotografias selecionadas. ”Foi um projeto onde o Sindicato quis apresentar uma ADUFC para seus professores. Agora, durante todo o ano, poderemos apreciar as belas fotos de nossos colegas durante o dia a dia”.

O professor Marcus Vale aproveitou o momento para anunciar a pretensão de lançar, ainda no primeiro semestre deste ano, Curso de Fotografia Básica para os docentes da ADUFC-Sindicato. Em 10 sessões, os preceitos básicos da fotografia, como noções de iluminação da foto, ISO e velocidade serão ensinados. As aulas, porém, não têm data prevista para início.

Confira aqui as 12 fotos da AGENDA 2017 e as fotos da Exposição: http://migre.me/w2nH0

Professores dos IFES recebem o pagamento da segunda parcela do reajuste salarial


Professores das universidade e institutos federais recebem pagamento da segunda parcela do reajuste salarial

Professores dos IFES recebem o pagamento da segunda parcela do reajuste salarial

Os docentes das universidades e institutos federais (IFES) receberam, no pagamento referente ao mês janeiro de 2017, a segunda parcela de 5% do reajuste salarial firmado em 2015 entre o PROIFES-Federação e o Governo Federal. São 5% linear para todos os professores, no vencimento básico e na retribuição por titulação.

O reajuste compõe o restante dos 10,8% do acordo (nº 19/2015). Os docentes haviam recebido a primeira parcela de 5,5% em agosto de 2016.

O reajuste salarial é resultado das negociações entre o PROIFES-Federação e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; sua assinatura foi realizada no dia 2 de dezembro de 2015.

O acordo ainda não acabou, em agosto deste ano os professores irão receber a primeira parcela (de três parcelas) da reestruturação da carreira. As parcelas serão entregues em agosto de 2017, 2018 e 2019, o acordo também foi firmado em dezembro de 2015.


ADUFC-Sindicato participa de Seminário Nacional Contra Reforma da Previdência da CSP-Conlutas

ADUFC-Sindicato participa de Seminário Nacional Contra Reforma da Previdência da CSP-Conlutas

O Presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC-Sindicato), Professor Leonardo Monteiro, participou do Seminário Nacional Contra a Reforma da Previdência, realizado no sábado (4), na CSP-Conlutas em São Paulo.

O Seminário foi dividido em dois temas principais:

No Painel de Expositores o tema foi “A Seguridade Social é um Direito; A Dívida Pública é um saque. Diga Não à Reforma da Previdência” e a Mesa de Debate “Unidade de ações para barrar a reforma da previdência”, ambos contaram com a e a participação de representantes de organizações que contribuirão para a discussão, dentre eles, Cézar Britto, ex-presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); Chico Couto de Noronha Pessoa, conselheiro federal e presidente da Comissão Especial de Direito Previdenciário do Conselho Federal da OAB Brasil; Maria Lucia Fattorelli, coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida; Jorge Luiz Souto Maior, jurista e professor de Direito do Trabalho Brasileiro na USP; e Roberto Parahyba de Arruda Pinto, presidente da ABRAT (Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas).

ADUFC-Sindicato contra a Reforma da Previdência

Em janeiro, a ADUFC-Sindicato iniciou uma campanha ”Juntos contra a Reforma da Previdência”. A campanha, que está sendo divulgada nos meios de comunicação do Sindicato (site, Facebook, e-mail institucional, sms), esclarece pontos que estão sendo usados pelo governo federal como motivos para implantar a PEC 287.

“A Reforma da Previdência é uma nova proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287, encaminhada ao Congresso Nacional pelo presidente Michel Temer, que pretende alterar as regras para a obtenção da aposentadoria e de outros auxílios, com a justificativa de manter a sustentabilidade do sistema e sanar um possível rombo nas contas da Previdência Social.”

Saiba mais sobre o tema no Hotsite da ADUFC-Sindicato: http://migre.me/w0lTr


Projeto Viva+Saúde é o mais novo benefício da ADUFC-Sindicato

Projeto Viva+Saúde é o mais novo benefício da ADUFC-Sindicato

A promoção de uma melhor qualidade de vida é também sinônimo de um bom desenvolvimento no local de trabalho. As atividades de lazer combatem o estresse físico, mental e psicológico, e também são formas de divertimento e descanso que podem trazer inúmeros benefícios.

Com intuito de promover o bem estar de seus sindicalizados e com o compromisso de proporcionar uma ADUFC para os professores, o Sindicato, em parceria com a Unimed Fortaleza, está lançando neste mês de fevereiro o Projeto Viva+Saúde. A iniciativa dispõe de ações na área de saúde, cultura e lazer, que serão desenvolvidas ao longo do primeiro semestre de 2017, na sede da entidade.

A partir do dia 06 de fevereiro, serão ofertadas aulas de Zumba Fitness e Treino Funcional na sede do Sindicato.

As aulas de Zumba Fitness acontecerão nos dias de segunda, quarta e sexta, das 17:30h às 18:20h em primeiro horário, com o professor João Paulo; e de 18:30h às 19:20h em segundo horário, com o professor Vandick Bastos.

As aulas de Treino Funcional serão nas terças e quintas, com auxílio do professor Danilo Marreiro, das 17:30h às 18:20h em primeiro horário, e de 18:30h às 19:20h em segundo horário.

As inscrições serão abertas para todos os professores sindicalizados e terão início nesta quinta-feira (02 de fevereiro), das 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h, na Sala de Assessoria de Comunicação, na sede do Sindicato, localizado na Avenida da Universidade – 2346 – bairro Benfica.

Venha conhecer o Projeto Viva+Saúde da ADUFC-Sindicato!

Serviço

Aula de Zumba Fitness (início do dia 06 de fevereiro)
Segunda, Quarta e Sexta
Horários: 17:30h às 18:20h | 18:30h às 19:20h
Número de vagas: 50 pessoas por turma
Inscrições: Sala de Assessoria de Comunicação, na sede da ADUFC-Sindicato

Aula de Funcional (início no dia 07 de fevereiro)
Terça e Quinta
Horários: 17:30h às 18:20h | 18:30h às 19:20h
Número de vagas: 12 pessoas por turma
Inscrições: Sala de Assessoria de Comunicação, na sede da ADUFC-Sindicato

Para mais informações: (85) 3066.1804/3066.1806


ADUFC-Sindicato realiza II exposição “Bordando a música sobre o Ceará” no Shopping Benfica

ADUFC-Sindicato realiza II exposição

Foto: Nyna Sany

A ADUFC-Sindicato realizou no dia 02 de fevereiro, a abertura da II exposição dos bordados do Projeto “Bordando a música sobre o Ceará”, no Shopping Benfica. Cerca de 25 telas, criadas por professoras aposentadas e ativas da Universidade Federal do Ceará (UFC) que participam do projeto, estão expostas e disponíveis ao público até o dia 20 de fevereiro de 2017, na Galeria de Artes do shopping.

“A decisão de associar duas formas de expressão da arte (bordado e música) foi o que embasou tecnicamente o projeto, pois no contato com a arte as pessoas liberam sentimentos e emoções, havendo, ainda, a redescoberta de potenciais criativos”, afirma a Coordenadora do projeto, Prof.ª Nazaré.

A exposição tem como foco principal apresentar à comunidade os produtos do projeto coordenado pelas professoras aposentadas do curso de Enfermagem da UFC, Maria Nazaré de Oliveira Fraga, Maria Dalva Santos e Ana Cristina Guimarães, com o patrocínio da ADUFC – Sindicato.

Estavam presentes na abertura a vice-presidente e o secretário-geral da ADUFC-Sindicato, Profª Neile Torres e Profº Enio Pontes, respectivamente. Na ocasião a vice-presidente agradeceu ao shopping o apoio e falou da importância das ações artísticas e culturais. “Além das ações de lutas sindicais, nós temos também as ações artísticas e culturais voltadas para os professores sindicalizados. O curso de bordado é muito interessante, torna-se uma manifestação de arte, quando as artistas bordam músicas sobre o Ceara”, solidariza a vice-presidente.

“O curso de bordado valoriza o trabalho artesanal dos professores e a cultura do nosso Ceará. Esperamos que os envolvidos continuem nesse projeto que encanta a todos que o veem e só enaltece os nossos costumes”, afirma o secretário-geral, Profº Enio Pontes.

O evento também contou com a apresentação do cantor e compositor Edinho Vilas Boas, natural de Fortaleza.

Serviço
Exposição do Projeto “Bordando a Música sobre o Ceará”
Local: Shopping Benfica – Galeria de Artes – 1º andar (Av. Carapinima, 2200 – Benfica)
Período da exposição: 02 a 20 de fevereiro de 2017

ADUFC-Sindicato realiza II exposição

Foto: Nyna Sany


Ampliação da sede do Sindicato no Cariri está em fase de conclusão

Obras na sede do Sindicato em Cariri está em fase de conclusão

Foto: Raul Costa

Para atender melhor às necessidades de seus sindicalizados no interior, a ADUFC-Sindicato em Juazeiro do Norte, na região do Cariri, está passando por um período de ampliação em seu espaço físico.

As obras estão previstas para serem concluídas entre os meses de fevereiro e março deste ano.

Dentre as principais mudanças está a construção de um auditório com capacidade para 210 pessoas, que irá permitir que os eventos e palestras organizadas pela ADUFC no Cariri sejam realizados na própria sede do Sindicato; uma sala para os atendimentos jurídicos, que estão sendo realizados mensalmente na sede da ADUFC-Sindicato em Juazeiro do Norte, para atender os docentes da região do Cariri; e um almoxarifado, para disponibilizar um maior espaço para os arquivos do Sindicato.

Atualmente, a sede é dividida em duas salas, uma para a diretoria e outra para a secretaria, uma cantina, dois banheiros, uma área externa com restaurante e o campo society.

Após a finalização da obra, o presidente do Sindicato Prof. Leonardo Monteiro, espera que os sindicalizados da região possam usufruir, da melhor maneira, de todos os serviços que a ADUFC disponibilizar. “Nosso objetivo é proporcionar uma ADUFC-Sindicato em que os professores tenham comodidade. Por isso essa ampliação está sendo feita, para melhorar o espaço de realização dos serviços oferecidos”, destacou.




Fale com o Presidente

Acesse nosso site:
www.adufc.org.br

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará
Av. da Universidade, 2346, Benfica – 60.020-180 • Fortaleza/CE
Telefone: (85) 3066.1818 • E-mail: secretaria@adufc.org.br

Jornalistas Responsáveis: Bárbara Magalhães e Larissa Cavalcante | Diagramação: Renê Mendes

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]