Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Assembleia Geral aprova greve por tempo determinado

Na manhã desta sexta-feira (18), no Auditório Reitor Ícaro de Sousa, no Centro de Ciências da UFC, 411 professores votaram em Assembleia Geral Extraordinária sobre a deflagração de greve geral por tempo determinado. Desse total, 343 estavam em Fortaleza e 68 eram docentes da UFCA, Unilab e dos campi da UFC no interior do estado, que participaram através de videoconferência. Também estiveram presentes estudantes do movimento estudantil da universidade.

Na votação para deflagrar ou não greve geral por tempo determinado, 211 professores se posicionaram favoráveis e 190 contra, com 10 abstenções. Em seguida, com a aprovação da greve pela maioria, foi aberta a votação para definição do período de paralisação dos docentes, onde ficou decidido o início imediato com duração até o dia 13 de dezembro (data da votação da PEC 55 em segundo turno no Senado).

A ADUFC-Sindicato tem o prazo de 72 horas para comunicar às Reitorias da UFC, UFCA e Unilab sobre a deflagração de greve dos professores por tempo determinado.

A Assembleia Geral Extraordinária seguiu com os seguintes encaminhamentos:

• Convocação de Assembleia Geral Extraordinária no dia 23 de novembro, nos Jardins da Reitoria, e instalação do Comando de Greve.

• Reunião para instalar o Comando de Greve, na segunda-feira (21), às 14 horas, com outras entidades, na sede do Sindicato. Na ocasião será construída a comissão de mobilização, os materiais que serão utilizados e a programação a ser seguida pelo Comando. Dentre as responsabilidades do Comando de Greve, está o planejamento da realização de uma Assembleia Geral na Concha Acústica da UFC e a criação de uma programação na Rádio Universitária em conjunto com outras entidades.

• Moção de apoio à Reitoria lida em Assembleia:

Nós, professores da UFC, reunidos em Assembleia no dia 18 de novembro de 2016, manifestamos o nosso apoio à nota da Reitoria desta Universidade, no sentido de reafirmar a garantia do direito de greve dos estudantes e esclarecer a comunidade acadêmica acerca do reajuste do Calendário Letivo após finalização da greve dos estudantes.

Fortaleza, 18 de novembro de 2016.

• Participação na reunião do Setor das Federais do ANDES-SN em Brasília, nos dias 19 e 20 de novembro. Professoras que irão participar: Profª. Maria do Céu de Lima e Profª. Tania Maria Batista.

• Participação na caravana para marcha em Brasília nos dias 28 e 29 de novembro (data da votação da PEC 55 em primeiro turno no Senado Federal). A ADUFC-Sindicato deve disponibilizar dois ônibus para professores e estudantes. A atividade será coletiva com os servidores técnico-administrativos do SINTUFCE e os estudantes do movimento estudantil da universidade.

• Publicação de nota, direito de resposta e declaração de voto dos docentes sobre a nota emitida pela Diretoria do Sindicato, em todos os meios de comunicação da ADUFC. (Serão publicadas notas do Prof. Luiz Fábio Paiva, da Profª. Cynara Mariano, e do Coletivo Graúna).

• Moção de apoio aos professores das universidade estaduais do Rio de Janeiro por conta da precarização dos serviços dos docentes. Segue a nota escrita pela Profª Rozane Valente Marins e lida em Assembleia:

Moção de apoio aos professores das universidades estaduais do Rio de Janeiro, acharcados por sucessivos governos indiciados pela Justiça, que estão recebendo este mês seus salários em 7 parcelas. Ontem (17), a primeira parcela de um titular foi de R$857,00.

 


banner-greve

 

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]