Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Seminário SNE encerra com debate sobre financiamento da educação

Foi realizado na manhã desta sexta-feira, 6, o encerramento do Seminário Sobre o Sistema Nacional de Educação, evento na cidade de Fortaleza (CE) que reuniu especialistas, professores e estudantes de todo o País, além de Chile e Argentina, que debateram os desafios e as perspectivas da implementação do SNE.

O Seminário, que teve início no dia 4, foi promovido pelo Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC-Sindicato) e pela Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (PROIFES-Federação).

A última mesa do evento, “O SNE e os desafios do financiamento da educação brasileira”, foi mediada pela Profa. Elizabete dos Santos (Sindiedutec) e teve como palestrantes o Diretor de Políticas Educacionais do Proifes-Federação, Prof. Gil Vicente, e a Coordenadora de Projetos da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Profa. Maria Rehder.

prof-gil maria-rehder

A programação do Seminário compreendeu cinco mesas temáticas, das quais participaram nove expositores, que analisaram o SNE sob diferentes perspectivas. Os temas tratados durante o Seminário foram “Subsídios Para o Debate do SNE; “Estrutura e Regulamentação do Sistema”; “Articulação das Esferas Nacional, Estadual e Municipal”; “A Rede Federal e o SNE” e, finalizando, “O SNE e os desafios do financiamento da educação brasileira”.

prof-eduardoPara o Presidente do PROIFES-Federação, Prof. Eduardo Rolim, o Seminário apresentou um panorama completo das questões envolvidas na implementação do SNE no País. “Fizemos uma grande discussão, com a participação de profissionais extremamente gabaritados, que apresentaram o SNE sob a perspectiva histórica, acadêmica, financeira e da articulação dos sindicatos. Também foram de grande interesse as experiências internacionais apresentadas no evento, pois apontaram onde poderemos chegar, dependendo do tipo de política que será adotada”, avalia o professor.

prof-leonardoO Presidente da ADUFC-Sindicato, Prof. Leonardo Monteiro, afirma que o Seminário deu uma contribuição significativa para o processo de discussão do SNE. “Tivemos debates intensos, que envolveram representantes de diferentes esferas da educação, como sindicatos, universidades, confederações, federações e fóruns de diferentes regiões do Brasil, além de países da América Latina. A ideia é que o movimento docente se aproprie dessas discussões e que o conteúdo possa enriquecer a luta pela efetivação do SNE no Brasil”, explica o professor, acrescentando que todo o material do evento, como as apresentações dos palestrantes e a filmagem serão disponibilizadas nos site da ADUFC-Sindicato.

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]