Previsto no Termo de Acordo 19/2015, que trata do reajuste salarial e da reestruturação das carreiras dos docentes federais, o Grupo de Trabalho Carreira dos Docentes tem como objetivo buscar soluções para os temas que ficaram pendentes no acordo assinado no dia 02 de dezembro entre o PROIFES-Federação, representando os docentes, e o Governo Federal.
A primeira reunião do Grupo, que conta com representantes dos docentes e do Governo, aconteceu dia 03 de março, no Ministério da Educação (MEC) em Brasília (DF). O Secretário-Geral da ADUFC-Sindicato, Prof. Enio Pontes, participou do encontro representando a entidade.
Na reunião foi definida a metodologia de trabalho que será utilizada nos próximos encontros, com a divisão dos itens em quatro subgrupos de trabalho:
1. Dos assuntos específicos da carreira de Magistério Superior;
2. Dos assuntos específicos da carreira de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT);
3. Assuntos gerais que envolvem as duas carreiras;
4. Assuntos relativos ao Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC).
De acordo com o Prof. Enio Pontes, no decorrer dos próximos encontros, serão discutidos itens importantes como mudanças nos critérios de concessão de adicional de insalubridade e inserção de dispositivo legal que permita mobilidade entre as carreiras do magistério federal.
Os trabalhos terão sequência no mês abril, quando ficará estabelecido um cronograma de atividades mensais.