Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

NOTA À COMUNIDADE ACADÊMICA – ENCERRADA A GREVE DOS DOCENTES

NOTA À COMUNIDADE ACADÊMICA

ENCERRADA A GREVE DOS DOCENTES

Em Assembleia Geral realizada na manhã da última quarta-feira, dia 07 de outubro, no Auditório Engenheiro Cândido Pamplona do Centro de Tecnologia da UFC, os professores das Universidades Federais do Ceará resolveram encerrar a greve iniciada no dia 18 de agosto. Após intenso debate, os 363 docentes que estiveram na Assembleia decidiram aprovar o fim da greve e o retorno imediato às atividades acadêmicas. A reunião contou com a participação, por meio de videoconferência, de colegas dos campi de Quixadá, Russas e Sobral e da Universidade Federal do Cariri.

A greve foi deflagrada a partir de vontade claramente manifesta em plebiscito, quando foram ouvidos mais de 1500 professores. Era o último recurso que tínhamos para defender a universidade pública e as carreiras docentes contra os cortes orçamentários e o arrocho salarial que se impunha à categoria.

No entanto, o agravamento da conjuntura política e econômica nacional nos últimos dois meses impôs limites muito estreitos de negociação, situação que se estendeu a todas as entidades sindicais dos Servidores Públicos Federais. Os ganhos obtidos até aqui se resumiram à proposta de reajuste salarial de 10,8% em dois anos e a majoração de alguns benefícios. As negociações, entretanto, mesmo com o fim da greve, não se encerraram, sendo possível ainda algum ganho na reestruturação das carreiras.

Mais importante, porém, foi a reafirmação de que não abdicaremos nunca de defender a universidade pública e gratuita brasileira. E, se neste momento, entendemos que o retorno imediato às nossas atividades é a melhor forma de defendê-la, sabemos que é preciso continuar combatendo todas as investidas que ameaçam essa conquista histórica da sociedade brasileira.

Juntos, nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, reorganizaremos nossas forças. Temos o compromisso de manter acesa a chama da luta permanente dos professores.

Diretoria da ADUFC-Sindicato

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]