Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Diretoria da ADUFC-Sindicato discute pautas locais com Reitora da UFCA

Os diretores da ADUFC-Sindicato Prof. Christian Dennys Monteiro e Prof. Roberto de Azevedo participaram de uma audiência com a Reitora da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Profª Suely Salgueiro Chacon, na última quinta-feira (03/09), dando prosseguimento às iniciativas de reivindicação da greve quanto às pautas constituídas pelo Comando Local de Greve da ADUFC-Sindicato em Juazeiro do Norte.

Entre os itens debatidos destacaram-se as dificuldades institucionais que a UFCA ainda vivencia, diante de sua acelerada expansão em dois anos de implantação. A Reitora esclareceu que o atrelamento operacional da UFCA à UFC revela as dificuldades de autonomia técnica e jurídica que inviabiliza algumas das reivindicações como, por exemplo, a “suspensão” ou adiamento do calendário universitário. Mostrou, entretanto, que alguns itens relativos à melhoria da infraestrutura, contratação de docentes e assistência estudantil possuem avanços e que seus resultados devem atingir outro patamar em 2016. “Conseguimos novos terrenos em Juazeiro do Norte e em Brejo Santo para consolidação dos campi da UFCA e temos dezenas de vagas aguardando a criação de novos cursos já previstos” disse a Reitora a respeito das reivindicações.

Foi apontada, entretanto, a permanência do impasse com o terreno de Icó. Mas, como lembrou a Profª. Polliana Barreto, diretora do Instituto de Estudos do Semiárido (IESA), tanto a greve docente quanto a mobilização dos alunos e da comunidade “fortalecem a visibilidade do problema a fim de que a solução venha o quanto antes”.

O Prof. Christian lembrou que o diálogo mais efetivo durante e depois da greve entre a ADUFC-Sindicato e a Reitoria da UFCA “serve para acelerar o reconhecimento do Sindicato como espaço de representação docente das três universidades federais do Estado”.

Nessa mesma perspectiva, o Prof. Roberto de Azevedo destacou como a iniciativa do Comando Local de Greve foi exitosa em promover com o apoio da ADUFC-Sindicato o Seminário “A UFCA no Cariri: Impactos e Perspectivas diante do Cenário de Desvalorização da Carreira e do Ensino Superior”, realizado nos dias 02 e 03 de setembro.O Seminário tornou-se inclusive uma estratégia para sensibilizar os professores de que a greve também é um excelente momento de compreensão das questões trabalhistas e jurídicas da categoria.

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]