Quem somos
O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato) é uma entidade autônoma que representa os professores e professoras da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Possui representação em todas as cidades que sediam universidades federais cearenses: Fortaleza, Crateús, Juazeiro do Norte, Barbalha, Crato, Brejo Santo, Quixadá, Redenção, Russas, Sobral e Itapajé.
Além de trabalhar em defesa dos direitos sociais, trabalhistas, políticos e econômicos de seus filiados, o Sindicato oferece assistência jurídica, convênios com empresas e atividades culturais a docentes sindicalizados.
Nossa história
A ADUFC foi fundada em 28 de abril de 1980, à época como Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará, por um grupo de professores que estavam envolvidos no processo de redemocratização do país e de reorganização do movimento docente nacionalmente. Essa articulação iniciou-se anos antes, na década de 1970, quando docentes se reuniam às escondidas na universidade e em eventos científicos nacionais, durante a ditadura civil-militar, para falar de política e organização sindical. A ADUFC também atuou, na mesma época, na criação do ANDES-Sindicato Nacional, ao qual é filiada. Ainda como associações, ADUFC e ANDES participaram ativamente da Constituinte e da construção do que se entende hoje por educação pública.
Em 19 de julho de 2012, já com a carta sindical, a entidade tornou-se o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato). Desde sua fundação, a entidade teve papel fundamental para a consolidação das três universidades que representa (UFC, UFCA e UNILAB) como espaços de produção de conhecimento crítico no estado. O Sindicato pauta sua atuação em defesa dos direitos da categoria docente e de uma universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada para todos.