Para dar início as ações culturais do ano de 2017, a ADUFC- Sindicato, na tarde da última quinta-feira (12), realizou palestra para as professoras do Curso de Bordado. O novo tema, “Bordando Mandalas”, debatido entre alunos e palestrante, é uma extensão do tema “Bordando a Música no Ceará”, realizado durante o ano de 2016.
De acordo com a coordenadora do curso, Clarice Gomes, a nova temática abordada será tão interessante quanto a que houve durante o ano passado, já que ambas têm em comum a valorização dos acontecimentos, e experiências, do cotidiano de cada pessoa. “As mandalas possuem uma expressão muito importante ligadas ao “eu” interior de cada um. Assim, a partir do momento em que você escolhe um desenho ou o cria, significa que ali já existe uma conexão entre você e aquele obra”, afirma.
A professora ainda comentou sobre a expectativa dos alunos e as novidades que o bordado trará este ano. “Todos estão bastante animados com a nova temática e com o que está por vir. Essa empolgação toda do grupo se deve em função do tema abordado ano passado, que foi um sucesso, então até o mês de abril deste ano estaremos trabalhando com a temática da mandala”, finalizou.
Sobre o curso
As aulas acontecem semanalmente, às quintas-feiras, das 14h às 17h30min, no período de 12 de janeiro a 27 de abril de 2017. O “Bordando Mandalas” pretende estimular o aprimoramento das habilidades no bordado, o processo criativo individual, o desenvolvimento pessoal, o trabalho em equipe e o reforço da autoestima dos participantes.
A mandala é uma espécie de yantra (instrumento, meio, emblema) que em diversas línguas da península indostânica significa círculo. Em rigor, mandalas são diagramas geométricos rituais: alguns deles correspondem concretamente a determinado atributo divino e outros são a manifestação de certa forma de encantamento (mantra).