Na última quinta-feira (13), o Auditório Izaíra Silvino, na sede da ADUFC em Fortaleza, recebeu a reunião presencial do Conselho de Representantes da ADUFC (Biênio 2023 – 2025). A presidenta da ADUFC, Profª. Irenísia Oliveira, abriu o encontro realizando alguns informes como a realização, na manhã do mesmo dia, do Café da Manhã com docentes aposentados/as, que contou com a entrega das placas de homenagem aos docentes participantes do quadro Vivenciando a Academia, além de informes da Assessoria Jurídica da ADUFC relativos aos docentes EBTT. Foram também parte dos informes o lembrete de que o reajuste salarial da categoria vai ser recebido, de forma retroativa, apenas quando a LOA 2025 for votada.
Por conta da lentidão no cumprimento do Acordo de Greve, ocorrerão, nos dias 20 e 21 de fevereiro, atividades de mobilização, em Brasília, juntamente à reunião do Setor das IFES. O Prof. André Ferreira, do Departamento de Teoria Econômica (FEAAC/UFC), representará a ADUFC.
Após os informes, os/as presentes realizaram amplo debate sobre formato e calendário da eleição para Diretoria e Conselho de Representantes da ADUFC (Biênio 2025-2027) e sobre a eleição do ANDES-SN. O Conselho indicou que o calendário eleitoral para o pleito do Sindicato (Biênio 2025-2027) seja unificado com o calendário das eleições do ANDES-SN, que ocorrerão nos dias 7 e 8 de maio. A intenção da unificação das datas é que não haja dois processos eleitorais em semanas seguidas com o risco de esvaziar algum dos pleitos.
A unificação das datas para o processo eleitoral da ADUFC ainda precisa ser aprovada em Assembleia a ser convocada nas próximas semanas. Em relação ao formato, o Conselho sugere seguir a definição do Sindicato Nacional, mas com indicação de abrir negociação para que se possa ter um sistema híbrido de votação analisando as necessidades das seções sindicais.
Estatuinte da UFC e Escolas do Campo
Ainda como pauta nos informes, foi compartilhado o processo da Estatuinte da UFC, que está concluindo o processo de constituição das suas comissões setoriais, que são as comissões por unidade acadêmica ou unidade administrativa. Após as comissões setoriais formadas, e o início dos trabalhos das mesmas, se iniciam os processos de debates e assembleias nas unidades. A ADUFC irá realizar na manhã do dia 21 uma mesa para debater o processo da Estatuinte e, na tarde do dia 24, trabalhos em grupos para discutir diversas partes do Estatuto e levantar questões que precisam ser debatidas com o intuito de gerar novas propostas para o Estatuto.
O Prof. André Ferreira, do Departamento de Teoria Econômica (FEAAC/UFC), compartilhou também durante os informes a divulgação do jornal Caneta Crítica, uma publicação do Coletivo Gazetinha da Guanabara (RJ), um escritório de comunicação popular em economia, que conta com o apoio do Conselho Regional de Economia do Rio de Janeiro e do Instituto de Economia da UNICAMP. O professor disponibilizou alguns exemplares durante a reunião e na sede da ADUFC.
A Prof.ª Sônia Pereira, docente aposentada da UFC e diretora de Relações Intersindicais da ADUFC, compartilhou também durante a reunião sua participação na XVI Semana Pedagógica das escolas de ensino médio e profissional do campo das áreas de Reforma Agrária do Ceará, realizada entre 10 e 14 de fevereiro, na Escola Filha da Luta Patativa do Assaré, localizada no assentamento Santana da Cal, em Canindé (CE).
Para finalizar a reunião, foi encaminhada positivamente pelo Conselho de Representantes da ADUFC a solicitação da docente aposentada Bernadete Beserra (Departamento de Fundamentos da Educação – FACED/UFC) referente às custas sucumbenciais de processo judicial movido pela docente contra a UFC.