A reunião ocorreu simultaneamente nas sedes da ADUFC em Fortaleza e no Cariri e nos demais campi da UFC, UFCA e UNILAB
Docentes da UFC, UFCA e UNILAB estiveram presentes, na última quinta-feira (19), na mais recente Assembleia Geral da ADUFC-S.Sind, que debateu o processo de construção coletiva da Estatuinte da Universidade Federal do Ceará (UFC) e aprovou a comissão de 12 delegados/as e três observadores/as suplentes para o 43º Congresso do ANDES-SN, que ocorre em Vitória (ES) entre os dias 27 e 31 de janeiro, com o tema “Só o ANDES-SN nos representa: dos locais de trabalho às ruas contra a criminalização das lutas”.
Iniciada com alguns informes, a Assembleia foi coordenada pela presidenta da ADUFC, Profª. Irenísia Oliveira, que comentou a reinauguração do Espaço Cultural do sindicato no último dia 13 de dezembro, além de relatar a participação de docentes da diretoria e da base da ADUFC em encontros de Grupos de Trabalho do ANDES-Sindicato Nacional. “Enriquece o nosso retorno ao ANDES, nós sermos ANDES agora, essa possibilidade de, nacionalmente, estarmos com outros colegas debatendo temas importantes das nossas lutas e de lutas mais gerais da sociedade que também são nossas”, refletiu Irenísia.
A Prof.ª Sônia Pereira, diretora de assuntos de aposentados da ADUFC, também dividiu a experiência de participar, na mesma semana, do III Congresso Mundial contra o Neoliberalismo na Educação e da Cúpula dos Povos Frente ao G20.“Cada representante, principalmente os da América Latina, trouxe relatos sobre a situação da Educação em seu país, e nesses relatos foi possível ver como o neoliberalismo age de diferentes formas contra os direitos da Educação e contra o direito dos professores”, finalizou Sônia sobre o Congresso, organizado pelo ANDES-SN. Neste ensejo, a Prof.ª Geny Lustosa, da Faculdade de Educação (FACED-UFC), relatou sua participação na Reunião Global de Educação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), destacando pontos importantes da Carta de Fortaleza que fortalecem o combate ao neoliberalismo na Educação.
Estatuinte da UFC
A Prof.ª Irenísia Oliveira, que faz parte da Comissão Organizadora da Estatuinte, iniciou a pauta detalhando o cronograma e a expectativa de trabalho das comissões setoriais após a eleição de integrantes docentes e técnico-administrativos ocorrida na última semana. “A Comissão Setorial não tem função deliberativa, mas é a Comissão que vai animar a discussão para as deliberações que serão tiradas no Congresso Estatuinte, que ocorre no ano que vem. É nesse momento que vamos debater, que vamos formular propostas que serão sistematizadas e enviadas para a Comissão Organizadora para que sejam discutidas no Congresso”, sintetizou a docente.
A Prof.ª Luana Viana, docente do Campus de Crateús da UFC, reforçou a importância da construção de um novo Estatuto da UFC e do processo de construção da Estatuinte principalmente para os campi do interior. “Nosso Estatuto é de 1998. Nessa data, nós não tínhamos nenhum campus no interior e essa realidade mudou. Então precisa ser revisto isso. Quixadá, Russas, Crateús, Itapajé são a mesma UFC, nós temos que ter a mesma excelência em todos os locais”, finalizou.
43º Congresso do ANDES-SN
A Assembleia também deliberou sobre os 12 delegados/as e três observadores/as que participarão do 43º Congresso do ANDES-SN, que tem como tema “Só o ANDES-SN nos representa: dos locais de trabalho às ruas contra a criminalização das lutas”. Professores e professoras da UFC, da UFCA e da UNILAB compõe a delegação da ADUFC-S.Sind que debaterá a carreira docente e demais temas pertinentes às universidades e institutos federais.
Veja a lista completa dos/as delegados/as e observadores/as aprovados para o 43º Congresso do ANDES:
Delegados/as
Diretoria
1. Irenísia Oliveira – presidenta – Departamento de Literatura/UFC
Base
2. Ana Paula Rabelo – Instituto de Linguagens e Literaturas/UNILAB
3. Amanda Pino – diretora de Patrimônio da ADUFC – Centro de Ciências e Tecnologia/UFCA
4. Milton Jarbas – Centro de Ciências Sociais Aplicadas/UFCA
5. Luana Viana – Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Civil/UFC-Crateús
6. Silvia Viana – Engenharia Civil/UFC-Russas
7. Sônia Pereira – diretora de relações intersindicais da ADUFC – Faculdade de Educação/UFC
8. Bruno Rocha – Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular/UFC
9. André Ferreira – Departamento de Teoria Econômica/UFC
10. Tânia Batista – Faculdade de Educação/UFC
11. Maria do Céu de Lima – Faculdade de Educação/UFC
12. Vanessa Jakimiu – Faculdade de Educação/UFC
Observadores/as suplentes de delegados/as
1. Geny Lustosa – Faculdade de Educação/UFC
2. Cinthia Fonseca – Instituto de Ciências Sociais Aplicadas/UNILAB
3. Maurilene do Carmo – Faculdade de Educação/UFC