O ato reuniu entidades estudantis e sindicais no campus de Juazeiro do Norte
A comunidade acadêmica da Universidade Federal do Cariri (UFCA) promoveu um ato unificado, na última quinta-feira (22), para exigir mais segurança no entorno do campus de Juazeiro do Norte e melhores condições de acesso à universidade. A ADUFC participou da organização ao lado do SINTUFCE e do Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFCA). O estopim para a mobilização foi um incidente grave na última sexta-feira (16), quando o servidor técnico-administrativo Williame Brito foi baleado durante uma tentativa de assalto ao deixar o campus. Ele está hospitalizado e seu estado de saúde é considerado delicado.
A insegurança nas imediações da UFCA já era um problema recorrente. Nos últimos cinco anos, estudantes, professores e servidores técnico-administrativos têm relatado constantes assaltos, especialmente durante o período noturno. “Essa mobilização é importante e precisamos nos manter em mobilização para reivindicar direitos básicos, que é deixar a universidade e chegar em casa em segurança”, destaca a Profª. Amanda Pino, diretora de Patrimônio da ADUFC e docente da UFCA, que esteve no ato. Ela acrescentou que também foram cobradas melhores condições de transporte e de acesso à universidade, hoje precárias. A expectativa é de que novas mobilizações unificadas sejam realizadas, com participação de outras instituições públicas e privadas de ensino da região.
A reitora em exercício da UFCA, Ledjane Lima Sobrinho, marcou presença na manifestação para demonstrar apoio à mobilização. A direção da universidade já encaminhou ofícios à Polícia Militar e solicitou à Prefeitura de Juazeiro do Norte melhorias na iluminação e limpeza da área. No entanto, as medidas adotadas até o momento têm se mostrado insuficientes, e os episódios de violência continuam a ocorrer.