Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

CELEBRAÇÃO MUSICAL – Profª. Izaíra Silvino recebe homenagem na ADUFC em lembrança aos três anos de partida da maestrina

A Profª. Izaíra Silvino recebeu um tributo com homenagens de amigos, familiares e colegas de trabalho (Fotos: Nah Jereissati/ADUFC)

A ADUFC recebeu, na última quarta-feira (14), um tributo à Profª. Maria Izaíra Silvino Moraes (1945-2021), maestrina, compositora, artista multifacetada e aposentada da Universidade Federal do Ceará (UFC). O momento foi marcado por emoções e homenagens à docente que foi a responsável pela criação do Coral da ADUFC, em 1991, e pela sua reativação, em 2014, atuando como regente até 2017, com a apresentação de importantes espetáculos. A cerimônia ocorreu exatamente 3 anos após a partida de Izaíra e um dia antes da data em que ela completaria 79 anos. O reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida, esteve presente na celebração.

Sediado no auditório ao qual a maestrina empresta o nome, o encontro contou com apresentações musicais do Coral CAIS – Amigos de Izaíra Silvino, com regência especial de Davi Silvino, filho de Izaíra; do Canto da Apá – com regência de Aparecida Silvino, irmã de Izaíra; do Coral do IFCE, com regência de Davi Silvino, além de outras apresentações musicais de Davi Silvino, Aparecida Silvino, Didi Moraes, Eugênio Leandro e Carlinhos Crisóstomo e declamação de poema do Prof. Henrique Beltrão.

A cerimônia foi conduzida pela Profª. Tânia Batista (FACED/UFC), que foi colega e amiga de Izaíra. “A sensibilidade e força dessa mulher foram capazes de cultivar a arte, a música, a beleza, a poesia e a educação. Por onde andou, espalhou sementes de amor que frutificaram. Eu sinto que Izaíra cumpriu sua missão e encantou-se em cada um de nós”, destacou Tânia na fala de abertura.

A presidenta da ADUFC, Profª. Irenísia Oliveira, fez um agradecimento à família de Izaíra Silvino por ter escolhido o sindicato como local de homenagem à docente e lembrou o legado que a musicista deixou dentro e fora da universidade. “Ela criou e recriou o Coral da ADUFC, por isso nós nos aproximamos dela e passamos a querer muito bem a ela. Ela era uma pessoa com muita energia, com muita força de viver até o final. Isso é algo que nos fortalece”, recordou. “A ADUFC, assim como a UFC, deve muito à Izaíra, tanto em termos da militância como por essa contribuição de ter trazido a música em seu sentido mais vivo, de arte, de vibração. É um momento de muita honra e emoção para nós”, acrescentou.

Izaíra Silvino era reconhecida pela profunda dedicação à música. A musicista deixou sua marca na cultura popular e na música cearense. Nascida em Baturité, Izaíra teve grande atuação no movimento coralista nacional, especialmente na década de 1980. Era definida como artista múltipla e reconhecida por sua diversidade: compositora, arranjadora, bandolinista, violonista, regente, cantora, coralista, professora, produtora cultural e escritora. Por ter inspirado toda uma geração de músicos, também cede o nome ao Centro Acadêmico do Curso de Licenciatura em Música da UFC.

Formada em Direito pela UFC, Izaíra Silvino estudou Música no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno e tinha mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Foi no Crato que teve a primeira experiência em regência, atividade que abraçaria como uma paixão. De 1981 a 1989 foi regente do Coral da UFC e mudou o formato das apresentações do grupo, que se transformaram em espetáculos. Em 2020, foi uma das 50 personalidades celebradas na Campanha de Sereia de Ouro.

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]