A presidenta da ADUFC, Profª. Irenísia Oliveira, dialogou com docentes e TAEs sobre a greve e sobre demandas locais
A presidenta da ADUFC, Profª. Irenísia Oliveira, esteve no Cariri, na última quarta-feira (15), cumprindo agenda da programação da Greve Docente Federal no Ceará. As atividades incluíram reunião com a Reitoria, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) e a Procuradoria da Universidade Federal do Cariri (UFCA) para discutir questões relacionadas ao pagamento de progressões funcionais. Durante a tarde, ela participou de uma roda de conversa, no campus de Juazeiro do Norte, com docentes filiados sobre o tema “O fim da greve depende do quê e de quem?” e fez uma fala na assembleia dos técnico-administrativos da Educação (TAEs).
No período da noite, Irenísia Oliveira também participou da mesa de abertura da 14ª edição do Fórum Internacional de Pedagogia, que ocorreu na Universidade Regional do Cariri (URCA), ao lado da presidenta do Sindurca, Profª. Zuleide Queiroz, e de Artemis Martins, do SINASEFE. O debate pautado no evento, que segue até sábado (18), aborda os desafios e as possibilidades da educação no contexto de uma sociedade comprometida com a democracia e a justiça social.
A agenda de atividades grevistas no Cariri nas últimas semanas, com articulação da ADUFC, inclui a realização de aulas públicas, panfletagens e reuniões de acompanhamento das mesas de negociações com o governo federal. No sábado (11), docentes panfletaram na Praça Padre Cícero e conversaram com a população de Juazeiro do Norte durante a apresentação cultural do Coral da UFCA. No dia 7 de maio, foi realizada aula pública, ministrada pelo Prof. Milton Jarbas, dos cursos de Ciências Contábeis e Administração Pública da UFCA, sobre Carreira Docente e Orçamento para as Universidades Públicas. A atividade foi realizada no pátio da UFCA e organizada pelo comando local de greve.
Na sexta-feira (17), às 15h, a agenda do Cariri será um cinedebate no Instituto de Formação de Educadores (IFE), no Campus Brejo Santo, com exibição do documentário Osvaldão.