A ADUFC tem enviado semanalmente um representante do Comando Local de Greve para as atividades em Brasília (Fotos: ANDES-SN)
A ADUFC esteve presente em mais uma semana de lutas e mobilização nacional em Brasília, desta vez representada pela Profª. Suele Alves, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Iniciada em 15 de abril, a paralisação de docentes federais da base do ANDES-SN já ocorre em mais de 50 instituições. Desde o seu início, a ADUFC tem marcado a presença do Comando de Greve Docente do Ceará nas atividades da capital federal organizadas pelo Sindicato Nacional.
A segunda-feira (6) foi marcada por reuniões para organização das tarefas e atualização das informações locais sobre a greve nas universidades, institutos federais e cefets. Também foram articuladas ações de solidariedade às vítimas da tragédia ambiental do Rio Grande do Sul, com o Comando Nacional de Greve apoiando instituições que estão cooperando com os resgates. Durante a semana, também houve debates sobre o Orçamento público e sobre o PLP 233/2023, que altera o arcabouço fiscal.
Professores e professoras cobraram na quarta-feira (8), na Câmara Federal, a entrega de carta aos parlamentares, além de realizarem vigília no Congresso Nacional. A Profª. Suele Alves participou em Brasília do Dia Nacional de Luta em Defesa das Universidades, Institutos e Cefets, na última quinta-feira (9), com atividades que também ocorreram nos estados, incluindo no Ceará, com participação da ADUFC. A semana foi encerrada com o Café com Lula, atividade realizada às sextas-feiras pela manhã para pressionar o governo por diálogo, além da reunião geral do Comando Nacional de Greve, que se prolonga por todo o dia.