A ADUFC tem acompanhado toda a programação do Comando Nacional de Greve em Brasília (Fotos: ANDES-SN)
Desde que a Greve Docente Federal foi deflagrada, em 15 de abril, a ADUFC segue participando da mobilização nacional articulada pelo ANDES-SN, enviando semanalmente a Brasília representantes dos comandos locais de greve da UFC, UFCA e UNILAB. Nesta semana, a Profª. Ligia Rodrigues, do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri, representou a seção sindical nas atividades da capital federal, participando de reuniões e atos do Comando Nacional de Greve (CNG).
Na última terça-feira (30), a docente participou de ato no aeroporto com distribuição de panfletos e abordagem de parlamentares que estavam chegando a Brasília. No mesmo dia, houve uma manifestação para pressionar o Ministério do Planejamento e Orçamento (bloco K) em relação a questões orçamentárias, uma ação conjunta do ANDES, SINASEFE e FASUBRA. O objetivo era sentar à mesa para resolver as pautas orçamentárias e salariais de 2024. No entanto, apesar de um ofício protocolado solicitando a reunião, a ministra Simone Tebet cumpria agenda em São Paulo.
A docente da UFCA também esteve presente no ato do Dia dos Trabalhadores e das Trabalhadoras na capital federal, na quarta-feira (1º), que reuniu representações sindicais de todo o país no Eixo 108 Norte. Sob o tema “Por um Brasil mais justo”, o evento deste ano trouxe como pautas a correção da tabela do Imposto de Renda, juros mais baixos, valorização do serviço e dos servidores públicos, salário igual para homens e mulheres e aposentadoria digna.
Na quinta-feira (2), a atividade foi em frente ao prédio do Ministério da Educação (MEC), com aula pública conduzida pela FASUBRA, além de reunião com docentes de instituições que passaram ou estão em intervenção. Já nesta sexta-feira (3) ocorreram o Café com o Presidente, uma atividade realizada em frente ao Palácio do Alvorada convidando Lula receber a Educação Federal, e a reunião do CNG, na sede do Sindicato Nacional.