Docentes da ADUFC foram às ruas ao lado de outras categorias por melhores condições de trabalho e um Brasil mais justo (Fotos: @sal_filmes)
Professoras e professores da ADUFC marcaram presença, na última quarta-feira (1º), no ato do Dia dos Trabalhadores e das Trabalhadoras. Em Fortaleza, centenas de manifestantes marcharam pelas ruas da Serrinha, partindo do Campus do Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A ADUFC também disponibilizou ônibus para o local saindo da sede da entidade. Ao lado de outras entidades sindicais, docentes cobraram recomposição salarial, ampliação do orçamento das universidades, arquivamento da reforma administrativa (PEC 32/2020) e revogaço de medidas atacando servidores.
O Bloco da Educação Federal foi composto pelos Comandos de Greve das universidades federais (UFC, UFCA e UNILAB), dos quais a ADUFC faz parte, e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Professores/as aproveitaram a ocasião para panfletar e dialogar com os moradores do bairro sobre a greve da rede federal de educação. Com o tema “Por um Brasil mais Justo”, a passeata seguiu até a Praça da Cruz Grande e foi encerrada com falas políticas e apresentações artísticas e musicais.
Também foram realizados atos no interior do estado que contaram com a presença de professores da ADUFC. No Vale do Jaguaribe, a manifestação ocorreu na terça-feira (30), com concentração no IFCE de Limoeiro do Norte. Em Crateús, a programação contou com missa na Igreja do Senhor do Bonfim, seguida de ato político na Ocupação do MST – Curralinhos (Poti), e de aula pública na Praça da Matriz. Já em Juazeiro do Norte, a concentração da passeata ocorreu em frente ao SENAI.