A reitoira da UFCA recebeu o comando de greve docente da universidade na quarta-feira (17)
Os comandos de greve das universidades federais do Ceará já começaram a se reunir com as administrações superiores para tratar das pautas de interesse da comunidade acadêmica. Na última quarta-feira (17), representantes do comando de greve da Universidade Federal do Cariri (UFCA) foram recebidos pelo reitor Silvério Pereira e outros integrantes da administração superior para tratar de temas de interesse da comunidade acadêmica. A ADUFC esteve representada no encontro pela presidenta da entidade, Profª. Irenísia Oliveira, e pela diretora de Patrimônio, Profª. Amanda Bezerra. As duas reuniões contaram com representação estudantil.
Segundo relatos dos presentes, a continuidade do pagamento de bolsas e auxílios estudantis foi consenso entre os presentes, bem como o direito à greve dos professores substitutos, sem retaliações ou perseguição. Sobre o Calendário Universitário, ficou acertado que o comando de greve debateria o tema nos próximos dias para definir as pautas a serem tratadas sobre esse tópico. Sobre a conclusão do semestre 2023.2, a recomendação foi de que os professores encerrassem as atividades do semestre letivo nesta semana diante do contexto atípico e considerando que as atividades de greve na universidade começarão de fato a partir de segunda (22).
Na tarde desta sexta-feira (19), a reitoria da UNILAB recebeu o comando local de greve e diretoras da ADUFC. Foram debatidas as condições para a garantia do direito de greve a docentes substitutos e em estágio probatório, bem como a continuidade do pagamento das bolsas estudantis. Estavam no encontro o reitor Roque Nascimento e outros representantes da gestão superior.
“Isso ficou bem alinhado: tanto o direito de greve desses professores como a continuidade do pagamento das bolsas estudantis. O intuito é fazer com que a nossa greve seja muito forte, bastante participada e que a gente tenha a conquista das nossas pautas nessa greve vitoriosa”, relata a presidenta da ADUFC, Profª. Irenísia Oliveira, que participou do encontro ao lado da 1ª secretária da entidade, Profª. Aline Abbonizio, e da 1ª secretária da Regional Nordeste 1 do ANDES-SN, Profª. Maria do Céu.
Reunião da UNILAB para tratar das questões da greve foi realizada nesta sexta-feira (19)