A Diretoria da ADUFC convocou para a próxima terça-feira (9), às 16h, já em segunda convocação, a Assembleia Geral que deliberará sobre a deflagração da greve docente nas universidades federais cearenses – UFC, UFCA e UNILAB – iniciando em 15 de abril. O encontro ocorrerá presencialmente nos jardins da reitoria da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, e em todas as unidades do interior (veja a lista completa dos locais ao final). A assembleia segue o encaminhamento coletivo das seções sindicais que compõem o ANDES-Sindicato Nacional, em reunião no dia 22 de março.
Ponto único de pauta:
Na ocasião, professoras e professores debatem e votam o ponto único da pauta: Deflagração da greve dos docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (UFC, UFCA e UNILAB), com início em 15 de abril.
Quem pode participar?
Todos/as os/as docentes da UFC, UFCA e UNILAB, filiados e não filiados, mediante apresentação de documento de identidade e comprovante de vínculo com a universidade.
Demandas da categoria
A greve dos/as docentes federais é uma mobilização nacional com participação de diversas entidades sindicais e está inserida no contexto da campanha salarial dos servidores públicos federais e da proposta do governo de reajuste zero em 2024. As categorias reivindicam reajuste de 22,71% dividido em três anos (aproximadamente 7% em 2024, 2025 e 2026), enquanto o oferecido pelo governo é 9% fracionado em duas vezes (2025 e 2026), com a primeira parcela paga só no próximo ano. A insatisfação dos servidores/as federais ocorre após meses de reuniões pouco efetivas na Mesa Nacional de Negociação Permanente com o governo, instalada em julho de 2023.
Além da recomposição dos salários, defasados desde os governos Temer e Bolsonaro, outras pautas são reivindicadas: equiparação de benefícios entre servidores dos três poderes, revogaço de medidas atacando o funcionalismo público, recomposição do orçamento das universidades federais e equidade de direitos para servidores aposentados.
Locais da Assembleia Geral na capital e no Interior:
Fortaleza
Jardins da Reitoria da UFC
Redenção
Auditório do Campus da Liberdade da UNILAB
Sobral
Laboratório de Simulações Numéricas no Bloco I – UFC
Quixadá
Salão multiuso Bloco 2 Térreo (Mucambinho/UFC)
Crateús
Sala de videoconferência – UFC
Russas
Sala de videoconferência – UFC
Itapajé
Auditório do Campus Jardins de Anita – UFC
Juazeiro do Norte
Sala M03s – UFCA
Crato
Sala M205s – UFCA
Barbalha
Sala de videoconferência – UFCA
Brejo Santo
Sala 10/miniauditório – UFCA
(*) Para saber mais detalhes sobre a construção da greve, acompanhe as redes sociais (@adufcssind) e o site (www.adufc.org.br) da ADUFC, bem como os informativos enviados regularmente por e-mail e WhatsApp pela seção sindical.