O comando de greve dos técnicos administrativos da UFC foi instalado nesta sexta-feira (15), na reitoria da universidade (Foto: Antonio Rodrigues)
O Estatuto da Universidade Federal do Cariri (UFCA) passará por uma reformulação em breve, em processo conduzido pela reitoria da instituição. É fundamental que docentes e comunidade acadêmica debatam e se apropriem do tema para compreender que impactos concretos as mudanças poderão trazer estruturalmente para a universidade. Nesse sentido, a ADUFC promove, no dia 27 de março, às 18h, a live “Reforma no Estatuto da UFCA”, com transmissão no canal do YouTube da seção sindical. A proposta é discutir a temática e ouvir experiências similares, a exemplo da Universidade Federal do Ceará (UFC), que também deve aprovar uma nova estatuinte.
Participam da live o Prof. Willian Kurruíra, da Diretoria da ADUFC e docente da UFCA lotado no Campus de Brejo Santo; Daniel Fonsêca, jornalista e coordenador de Articulação Política Institucional do Gabinete da Reitoria da UFC; e o Prof. Adolfo Ribeiro, docente do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFCA.
Em ofício, a administração superior da UFCA solicitou que a ADUFC indicasse quatro representantes docentes para compor o Grupo Técnico de Trabalho (GTT) com a missão de fazer a revisão no Estatuto da UFCA para posterior submissão ao Conselho Universitário (Consuni). Esses nomes encaminhados à reitoria serão definidos em plenária organizada pela seção sindical no dia 3 de abril, às 18h, no Auditório da ADUFC em Juazeiro do Norte. O GTT também deve contar com representações de técnicos/as administrativos/as e estudantes.
A Universidade Federal do Cariri (UFCA) foi criada a partir de uma concepção inovadora e inclusiva no contexto da expansão das ações afirmativas e da interiorização do ensino superior. Faz-se necessário, portanto, que toda a comunidade universitária esteja atenta e envolvida nesse debate de reformulação estatutária para resguardar a universidade em seu caráter público, diverso, gratuito, inclusivo e socialmente referenciado.