A Comissão Organizadora do 42º Congresso do ANDES-SN publicou, nesta sexta-feira (1º), o edital para seleção e contratação de estudantes monitores que atuarão no evento, de 26 de fevereiro a 1º de março de 2024, em Fortaleza. As inscrições podem ser realizadas no período de 4 a 9 de dezembro deste ano, através do preenchimento do formulário eletrônico disponibilizado no edital. Além de responder o formulário, há um espaço disponível para anexar a cópia digitalizada de documento de identificação, o comprovante de matrícula emitido pelo SIGAA, a comprovação de participação na organização de eventos de natureza acadêmica e a declaração de não possuir vínculo empregatício.
Além dos requisitos já mencionados, o(a) candidato(a) também deve ser aluno de um dos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC) a partir do 2º período; residir na cidade que sediará o evento ou na Região Metropolitana de Fortaleza; e ter disponibilidade de, no mínimo, quatro horas diárias presenciais para o cumprimento das ações requisitadas. A seleção levará em conta a análise do formulário de inscrição e da documentação enviada, bem como a motivação, a disponibilidade e a experiência do(a) candidato(a) na organização de eventos de natureza acadêmica.
São ofertadas 40 vagas no total, sendo 10% reservadas para pessoas com deficiência e 20% para indígenas e pessoas negras. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 12 de dezembro. A remuneração total prevista para o cumprimento das atividades é de R$ 1.500 (quatro horas) e R$ 3.000 (oito horas) para o período contratado: 19 de fevereiro a 1º de março.
O Congresso do ANDES-SN é a principal instância deliberativa do Sindicato Nacional e recebe professores e professoras de seções sindicais de todo o país. Em 2024, o evento tem como tema “Reverter as contrarreformas, em defesa da educação, dos serviços públicos, das liberdades democráticas e direitos sociais”.