O Prof. Manuel Domingos Neto promove o lançamento, na próxima quarta-feira (20), do livro “O que fazer com o militar: anotações para uma nova defesa nacional”, publicado pela editora Gabinete de Leitura. O pesquisador lecionou na Universidade Federal do Ceará (UFC) entre 1991 e 2008 e na Universidade Federal Fluminense (UFF) como professor visitante. Sediada no Auditório da Reitoria da UFC (Campus do Benfica), às 18h, a atividade é realizada pelo Departamento de Ciências Sociais da instituição. Também estará presente no evento o ex-deputado federal José Genoíno (PT).
Manuel Domingos Neto é doutor em História pela Universidade de Paris, ex-deputado federal e um profundo estudioso sobre a temática militar, com a publicação de diversas pesquisas sobre o tema. Também é fundador e ex-presidente da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED). Na publicação, o autor trata de uma pauta complexa conciliando linguagem didática e acessível com o rigor acadêmico. Ele defende que os setores progressistas conheçam e se apropriem do tema. É preciso perder o medo em relação aos militares e à temática considerada exclusivamente militar, argumenta.
O livro é lançado num contexto de amplo debate social sobre o papel dos militares na sociedade brasileira, especialmente com o julgamento dos atos golpistas de 8 de janeiro e com a expansão dos poderes dos militares com o governo de Jair Bolsonaro. Na avaliação de Manuel Domingos, é fundamental que o Estado defina de forma mais assertiva a missão das Forças Armadas, evitando que essa função seja decidida pela própria categoria militar.