A ADUFC lamenta profundamente a morte do jornalista e professor da Universidade Federal do Cariri (UFCA) José Anderson Freire Sandes (1954-2023), na última segunda-feira (11), vítima de complicações de um câncer pulmonar. Ele era graduado em Comunicação Social e mestre em Letras. Anderson Sandes teve uma importante atuação profissional na comunicação cearense, inspirando gerações de jornalistas. Também exerceu por 28 anos o cargo de editor do Caderno de Cultura e variedades do Jornal Diário do Nordeste.
Na UFCA, chegou a ser coordenador da Coordenadoria de Comunicação da universidade de 2013 a 2016. Docente do curso de Jornalismo, deixou grande legado no ensino de jornalismo e nas práticas de Jornalismo Impresso e do Jornalismo Cultural. Anderson era suplente na delegacia regional do Sindicato dos Jornalistas no Ceará (Sindjorce) no Cariri e integrou a Comissão de Ética da entidade, à qual foi filiado por 40 anos.
O sepultamento ocorrerá hoje (12), no Jardim Metropolitano (Eusébio), às 10h30, após a missa de corpo presente. Neste momento de grande dor e saudade, a ADUFC reitera a solidariedade e oferece um abraço de conforto aos familiares, amigos, colegas de profissão e alunos de José Anderson Freire Sandes.