O Prof. Custódio Almeida será empossado oficialmente como reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC) na próxima sexta-feira, 25 de agosto, ao lado da vice-reitora eleita, Profª. Diana Azevedo. A solenidade contará com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e está marcada para as 17h na Concha Acústica da instituição. O ato repara a injustiça de quatro anos atrás, quando o docente foi o candidato a reitor mais votado, mas Jair Bolsonaro resolveu nomear o último da lista, com menos de 5% dos votos, impondo uma intervenção à universidade, felizmente prestes a ser encerrada. O momento é simbólico e festivo para toda a comunidade universitária, que vivenciou anos de uma gestão autoritária e negacionista e coincidindo com o doloroso período da pandemia. A transmissão do cargo de reitor para Custódio Almeida ocorreu nesta sexta-feira (18).
Ao longo do último quadriênio, professoras e professores que constroem o sindicato cotidianamente tiveram uma atuação fundamental no combate à intervenção bolsonarista na UFC e na defesa da democracia e autonomia universitárias. Esse contexto de mordaça e intransigência resultou em diversas perseguições à própria ADUFC e a docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes. O sindicato seguiu firme e combativo por todo esse tempo, denunciando e resistindo ao desmonte assistido na universidade.
Lotado no Curso de Filosofia, Custódio Almeida é docente da UFC há 30 anos, onde já assumiu diferentes cargos de gestão: chefe do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia (1995-1996), coordenador do Curso de Graduação em Filosofia (2000-2003), coordenador de Área da Pró-Reitoria de Graduação (2003-2007), diretor do Instituto de Cultura e Arte (2008-2011), pró-reitor de Graduação (2007-2015) e vice-reitor (2015-2019).