Reunião ocorreu na sede da ADUFC em Fortaleza com participação de 16 entidades (Foto: Lorena Alves/ADUFC-Sindicato)
Integrantes de 16 entidades que compõem o Fórum Permanente em Defesa do Serviço Público – Ceará reuniram-se, na última quarta-feira (9), para socializar as lutas das diferentes categorias e definir estratégias de mobilização para as principais pautas, entre elas a campanha salarial dos servidores/as públicos/as federais. No encontro híbrido, sediado na ADUFC e com participação virtual, houve a eleição da nova coordenação do Fórum para os próximos seis meses, na qual a ADUFC estará representada pela diretora de Relações Intersindicais da entidade, Profª. Sônia Pereira. Também integrarão a coordenação a Profª. Zuleide Queiroz (SINDURCA) e Fábio Sabóia (SINTRAJUFE), que foi reeleito. Outros dois nomes serão escolhidos em plenária a ser realizada em setembro.
Durante a reunião, a presidenta do Sindicato, Profª. Irenísia Oliveira, fez uma fala contextualizando as principais lutas docentes, com destaque para a mobilização nacional por recomposição salarial e direitos, que envolve todo o conjunto de servidores públicos federais. Outras pautas foram discutidas, como o engajamento contra o Novo Ensino Médio. O esforço desempenhado pelo Fórum na jornada de lutas contra a PEC 32/2020 também foi citado por Francisco Tancredi, representante do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal/Fortaleza), que está concluindo sua gestão na coordenação do coletivo e participou de toda a mobilização nacional em Brasília, ao lado de diretores da ADUFC. No âmbito cearense, o coletivo buscou diálogo com deputados, além de reforçar campanhas de comunicação e recepção de parlamentares no aeroporto. Centrais sindicais obtiveram vitória parcial contra a proposta, mas segue como objetivo o arquivamento total da PEC.
O Fórum Permanente em Defesa do Serviço Público do Ceará é formado por 25 entidades sindicais e associativas representantes dos servidores públicos em todos os poderes – no âmbito federal, estadual e municipal – que atuam no Ceará. O coletivo tem como foco central a promoção da defesa e valorização do serviço público, bem como a conquista e manutenção dos direitos dos/as servidores/as em benefício da sociedade.