Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

ENCONTRO DO ANDES-SN – ADUFC participa de seminário nacional em Mossoró sobre reorganização da classe trabalhadora

O evento ocorre de 16 a 18 de junho, na Universidade Federal do Semiárido (Ufersa) (Fotos: ANDES-SN)

Uma comitiva de professoras da ADUFC marcou presença no Seminário Nacional sobre Reorganização da Classe Trabalhadora do ANDES-SN, que ocorreu de 16 a 18 de junho, na Universidade Federal do Semiárido (Ufersa), em Mossoró (RN). Da Diretoria do Sindicato, participaram as professoras Irenísia Oliveira (presidenta), Sônia Pereira (diretora de Relações Intersindicais) e Amanda Pino (diretora de Patrimônio). Também integrou a delegação a Profª. Maria do Céu de Lima, eleita 1ª secretária da Regional NE 1 do ANDES-SN.

Ao longo dos três dias, os/as participantes debateram a mobilização docente no contexto de precarização e intensificação do trabalho. “O Seminário, deliberado pelo Congresso do ANDES-SN e organizado pelo GT de Formação Sindical, discutiu temas fundamentais para nós, como a reorganização dos trabalhadores no contexto de crise do capital, o sindicalismo no serviço público, a diversidade de perfis e de lutas da classe trabalhadora e o papel que o ANDES-SN pode ter na reorganização dos trabalhadores nesses tempos de crise e de ascensão do fascismo”, resumiu a presidenta da ADUFC, Profª. Irenísia Oliveira.

Recém empossada na Diretoria da ADUFC, a Profª. Amanda Pino fez um balanço da sua participação no encontro. “Acredito que eventos dessa natureza têm uma importância fundamental para a construção de um sindicato cada vez mais forte. Eu acho que a organização nunca foi uma escolha para mim. Por ser de uma cidade muito pequena, por ser uma mulher lésbica inserida num curso majoritariamente masculino, percebi que a organização era minha única escolha, minha única alternativa”, disse. “Esse processo de formação política, de estar presente nesses eventos é fundamental para que a gente consiga desenvolver um trabalho cada vez mais unificado em todo o país”, acrescentou.

A primeira mesa de debate teve como tema “Sindicalismo no serviço público: impasses e perspectivas”, com representantes do ANDES-SN, da Fasubra e do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe). O segundo dia iniciou com a apresentação dos artistas Dionísio do Apodi e Renata Soraya, do grupo potiguar “O Pessoal do Tarará”. Com humor crítico, a peça abordou a exploração e precarização da classe trabalhadora. Em seguida, os/as participantes assistiram ao debate sobre “Crise do Capital e a reorganização da classe trabalhadora”, com a Profª. Virgínia Fontes (UFF) e o Prof. Osvaldo Coggiola (USP), e coordenação da Profª. Elizabeth Barbosa, 1º vice-presidenta da Regional Rio de Janeiro do ANDES-SN. 

Ainda no sábado (17), os trabalhos prosseguiram com o debate “Lutas populares, sindicalismo e mercado de trabalho”, com explanação dos professores Danilo Enrico Martuscelli (UFU) e Marcos Tavares (UESP), 1º vice-presidente da Regional Nordeste 3 do ANDES-SN. A mediação foi da Profª. Flávia Spinelli Braga, da diretoria da ADUERN – Seção Sindical do ANDES-SN. No último dia (18), as discussões foram retomadas com a mesa “Reorganização da classe trabalhadora: o que fazer?”, conduzida por representantes da coordenação do Grupo de Trabalho de Política de Formação Sindical (GTPFS) do ANDES-SN: Jennifer Webb (3ª tesoureira), Elizabeth Barbosa e Alexsandro Donato (2º vice-presidente da Regional NE 2).

 

(*) Com informações do ANDES-SN

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]