A ADUFC-Sindicato lamenta profundamente a morte da Profª. Simone Simões Ferreira Soares, ocorrida na tarde da última sexta-feira (21). Ela era antropóloga e docente aposentada do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde lecionava desde 1975 e foi responsável pela formação de gerações de estudantes. Também era sócia-efetiva da Associação Brasileira de Antropologia.
Simone Simões era graduada em Ciências Sociais pela UFC, com mestrado e doutorado em Antropologia pela Universidade de Brasília (UnB). Suas pesquisas eram atravessadas pela Teoria Antropológica, a partir da qual abordou temas como cotidiano, identidade, estigma e jogo do bicho – esta última temática lhe rendeu o livro “O jogo do bicho – a saga de um fato social brasileiro”, resultado da sua tese de doutorado, a primeira pesquisa realizada no Brasil sobre o popular jogo no país.
A pesquisadora iniciou na docência há mais de 50 anos, em 1971, no Centro de Preparação Universitária (CPUNI), onde ministrou aulas de história geral e do Brasil para alunos do Ensino Médio. Também chegou a lecionar na Universidade de Fortaleza (Unifor), na década de 1970; na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, no ano de 2002, como professora visitante; e na Universidade Regional do Cariri (URCA), em 2000, como professora convidada da pós-graduação.
O velório está ocorrendo neste sábado (22) na Funerária Ternura (Rua Padre Valdevino, 2255 – Aldeota, Fortaleza), onde haverá uma missa de corpo presente no domingo (23), às 8h30, que precederá a cremação. Neste momento de grande dor e tristeza, a ADUFC reitera a solidariedade e abraça os familiares, amigos, colegas e ex-alunos de Simone Simões Ferreira Soares, que deixa imensa saudade entre nós e um legado de paixão pela docência, sensibilidade e generosidade.