A solenidade de inauguração da Sala Izaíra Silvino ocorrerá amanhã (17), às 16h, no Theatro José de Alencar. O foyer, que recebe concertos, recitais e conferências, foi inaugurado junto com o TJA, em 1910. O ato é uma homenagem à Profª. Maria Izaíra Silvino Moraes, que faleceu no último 14 de agosto, aos 71 anos. Maestrina e compositora, foi a responsável pela reativação do Coral da ADUFC, em 2014, onde atuou como regente até 2017, com a apresentação de importantes espetáculos. A nomeação resulta da lei 17.904/22, de autoria do deputado estadual Renato Roseno (PSOL), sancionada em janeiro pelo governador Camilo Santana.
O evento contará com apresentações musicais em homenagem a Izaíra Silvino, como o pocket show de abertura “Ave de Arribação – Memória e Canções para Izaíra Silvino”, que reunirá seus familiares. Após esse momento, o evento será transferido para o jardim, na programação do projeto Theatro de Portas Abertas. Lá se apresentarão o Coral dos Amigos de Izaíra Silvino (Cais), sob regência de Gerado Jr.; os cantores Pingo de Fortaleza e Eugênio Leandro; e o Grupo de Tradições Cearenses (GTC).
Docente aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Izaíra Silvino era reconhecida pela profunda dedicação à música. A musicista de Baturité teve grande atuação no movimento do Canto Coral Nacional, especialmente na década de 1980. É definida como artista múltipla e reconhecida por sua diversidade: compositora, arranjadora, bandolinista, violonista, regente, cantora, coralista, professora, produtora cultural e escritora. Foi no Crato que teve a primeira experiência em regência, atividade que abraçaria como paixão. De 1981 a 1989 foi regente do Coral da UFC e mudou o formato das apresentações do grupo, que se transformaram em espetáculos.