Compondo a programação do Corredor Cultural do Benfica, ADUFC-Sindicato, SINDUECE e Regional Nordeste 1 do ANDES-SN promovem, no próximo sábado (11), às 10h, a exibição do filme MARIGHELLA no Cine Benfica. Docentes sindicalizados da UFC, UFCA, UNILAB e UECE têm acesso a cortesia com direito a acompanhante e ganham pipoca para ver o filme, que será sucedido por um debate com Sílvio Mota, juiz aposentado que participou da Ação Libertadora Nacional (ALN), e a Profª. Daniela Dumaresq, do curso de Cinema e Audiovisual da UFC. A agenda está inserida no fim de semana de arte e luta, nesta reta final do ano, do qual a ADUFC participa.
Com direção de Wagner Moura, o filme sofreu boicote da Agência Nacional de Cinema (Ancine), que passa por desmonte no atual governo federal. A produção audiovisual foi lançada internacionalmente em 2019, no Festival Internacional de Cinema de Berlim, sob fortes aplausos do público. A obra narra a vida de Carlos Marighella, militante revolucionário da ALN que lutou contra o golpe civil-militar de 1964, e é baseado na biografia escrita por Mario Magalhães. Nos últimos meses, o ator e diretor Wagner Moura vinha enfrentando grande resistência para lançar o filme no Brasil, que conta com um elenco de prestígio.
A exibição de Marighella, neste contexto em que o Brasil é comandado por um governo autoritário, é uma ato de resistência e de reafirmação das liberdades individuais. Além disso, reforça o apoio ao cinema nacional, que, ao lado das demais linguagens artísticas, tem sido alvo de fortes ataques do governo federal, incluindo o esvaziamento da Ancine e o boicote aos editais e políticas de incentivo cultural.
Informações para reserva de cortesias na ADUFC:
Secretaria da ADUFC-Sindicato – (85) 85 9973-5206 / secretaria@adufc.org.br
(*) O passaporte vacinal será cobrado para participação na atividade. Vá de máscara (de preferência pff2 ou cirúrgica), use álcool em gel, mantenha o distanciamento social no local.