Na tentativa de ampliar o debate sobre o retorno presencial das aulas, a Diretoria da ADUFC-Sindicato enviou um ofício, na última terça-feira (30), aos/às professores/as filiados/as para obter informações sobre a situação dos centros e departamentos universitários. Docentes podem enviar suas respostas até o próximo domingo (5), elas serão sistematizadas para se construir coletivamente um quadro que subsidie a discussão a ser realizada na Assembleia Geral da ADUFC, no próximo dia 8 de dezembro, às 16h, em segunda convocação. O formato permanece online.
O sindicato tem dialogado com a categoria, ao longo dos últimos meses, sobre as possibilidades de retorno presencial, considerando sempre o contexto da pandemia de Covid-19, as recomendações das organizações de saúde e a situação particular das universidades federais cearenses. No ofício, o presidente da ADUFC-Sindicato, Prof. Bruno Rocha, pede que sejam compartilhadas informações do estágio das discussões a respeito do retorno presencial da unidade de lotação do docente; se foi levantada a situação dos equipamentos, infraestrutura e condições sanitárias do local; e as principais reivindicações para retorno presencial seguro.
As respostas dos docentes à solicitação da ADUFC já começaram a chegar. Entre os pontos abordados pelos/as professores/as, está o detalhamento dos encaminhamentos de reuniões de departamentos e unidades acadêmicas sobre o retorno presencial, tais como o formato das aulas de graduação para a retomada; as estratégias para garantir as corretas condições sanitárias e o distanciamento social; e exigências logísticas.
Algumas unidades acadêmicas já debateram esse tema com os/as docentes e também apontaram condições indispensáveis para o retorno presencial. Elas perpassam aspectos relacionados ao funcionamento do Restaurante Universitário; à vacinação de docentes, estudantes e técnico-administrativos; ao número adequado de funcionários da equipe de limpeza; à garantia de máscaras para todos e infraestrutura adequada, dentre outros pontos. A ADUFC-Sindicato convida todos/as os/as filiados a contribuírem com esse necessário debate que impacta toda a comunidade universitária.