Diversas entidades sindicais cearenses representativas de servidores públicos das três esferas – municipal, estadual e federal – iniciam hoje (15/9) campanha de mídia contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 32, da Reforma Administrativa do Governo Federal, que está tramitando na Câmara dos Deputados e representa, na avaliação das categorias, o desmonte do serviço público. A ADUFC-sindicato é uma das entidades organizadoras da campanha.
A campanha, de caráter multimidiático, se inicia com a exibição de um vídeo de 30 segundos na TV Verdes Mares, afiliada da TV Globo. Serão cinco dias de veiculação, nos intervalos dos principais programas do canal – que foi escolhido devido à maior audiência e alcance territorial do Ceará. A iniciativa está sendo ampliada com comerciais de TV, spots para rádios e 50 outdoors, que serão espalhados por todo o estado.
Em parceria com o ANDES-Sindicato Nacional, a ADUFC também está veiculando, desde o dia 16/9, spots diários na Rádio Universitária FM (o áudio também está disponível AQUI). Ao todo, serão 90 inserções que estão sendo exibidas ao longo da programação, até o dia 30 de setembro. Também já teve início a veiculação do mesmo spot na Rádio O POVO/CBN em Fortaleza e no Cariri.
ADUFC está em campanha permanente contra a PEC 32, desde 2020. O sindicato também tem atuado participando das atividades de enfrentamento à proposta e realizando campanhas de comunicação em parceria com outras entidades, como o Fórum Permanente em Defesa do Serviço Público – Ceará.
A mobilização teve seguimento ontem (14/9), em Brasília, quando foram iniciadas outras atividades, como mobilização nos aeroportos e nos gabinetes dos/as parlamentares, que deve durar até o fim da semana. Também estão chegando caravanas de representantes sindicais dos demais estados à capital federal para reforçar a mobilização contra a proposta. Membros da ADUFC também estão em Brasília participando dessas ações.
Debate ampliado, sociedade envolvida
A campanha tem três principais objetivos: ampliar a participação do público no debate sobre a reforma; mostrar, de forma objetiva, os prejuízos que ela causa à sociedade; e pressionar os deputados e senadores para que votem e se manifestem contra a medida, pois aqueles que a apoiarem serão considerados inimigos da classe trabalhadora.
Dizem trechos da peça: “O Governo Federal quer destruir os serviços públicos. Tenta convencer deputados e senadores a aprovarem uma reforma que retira direitos e amplia a corrupção. (…) Parlamentar, quem vota contra os serviços públicos, não volta”. Além do vídeo e do spot sobre a importância dos serviços públicos para todos os brasileiros e brasileiras, a campanha terá vários cards e outros materiais de comunicação digital, que serão publicados nas redes sociais.
ADUFC integra unidade na luta contra o desmonte
O investimento estratégico nesta estratégia de comunicação tornou-se possível depois da união, em consórcio, de importantes entidades sindicais cearenses, incluindo a ADUFC-Sindicato. Unidas na estratégia sindical e na luta, as organizações reforçam a mobilização para esta que já é a maior batalha enfrentada pelo ramo dos servidores públicos.
Também integram essa unidade: Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual do Ceará (Sinduece), Sindicato de Docentes da Universidade Regional do Cariri (SINDURCA); Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual Vale do Acaraú (SINDIUVA); Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT-CE); Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce); Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual do Ceará (MOVA-SE); Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal do Ceará (SINTSEF-CE); e Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort).
(*) Com informações da ASCOM/FETAMCE