A Comissão Eleitoral divulgou, na noite desta terça-feira (31/8), o resultado das eleições virtuais para as vagas remanescentes do Conselho de Representantes da ADUFC (Biênio 2021-2023). Todas as 19 chapas deferidas foram eleitas – no total, foram contabilizados 224 votos. A apuração foi transmitida ao vivo por videoconferência, via Plataforma Google Meets, com início pouco depois das 20h, logo após o encerramento da votação, durante reunião do CR que teve como pauta única a apuração eleitoral.
As eleições virtuais para as vagas remanescentes do CR transcorreram por dois dias (30 e 31 de agosto) e se encerraram hoje. Essas vagas são aquelas que não foram preenchidas no primeiro estágio do pleito do colegiado, realizado em abril último. Estavam aptos a votar docentes filiados à ADUFC e lotados nos nove centros/unidades acadêmicas onde havia chapas com inscrição deferida na disputa.
De acordo com o regulamento das eleições, a votação virtual ocorreu através do envio de link, usuário e senha, por e-mail, para acesso ao sistema, a docentes filiados(as) da UFC, UFCA e UNILAB das unidades acadêmicas com chapas deferidas, que são constituídas por professores/as (titular e suplente) da mesma unidade (centro, faculdade ou instituto).
Em razão das medidas de segurança sanitária para o enfrentamento à pandemia de Covid-19, o sistema de votação foi virtual. Houve garantia de sigilo por criptografia, segurança do voto para que todos sejam contados, ausência de duplicidade e o sistema também é passível de auditoria.
As eleições foram convocadas pela Diretoria da ADUFC no dia 9 de agosto, após a Comissão Eleitoral apresentar o regulamento do pleito. Tanto a definição do calendário como a composição da Comissão Eleitoral foram aprovadas na reunião do Conselho de Representantes de 3 de agosto último.
(*) VEJA AQUI a apuração da votação para vagas remanescentes do Conselho de Representantes da ADUFC-Sindicato (Biênio 2021-2023).