A ADUFC-Sindicato aderiu às mobilizações, ao lado da Frente Brasil Popular – Ceará e de outras entidades, para a carreata Fora Bolsonaro, que ocorre em Fortaleza neste sábado (29/5), a partir das 15h. A concentração será nas proximidades do Estádio Castelão, na Avenida Alberto Craveiro, em frente ao Centro de Formação Olímpica (CFO), e terá um encerramento com ação simbólica na Praça da Imprensa. Na pauta de reivindicações, a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e de vacinação contra a Covid-19 para todas e todos, além de protestos contra a privatização do serviço público.
Manifestantes também denunciarão a precarização do serviço público com o avanço da PEC 32/2020, que trata da Reforma Administrativa, e cobrarão a garantia de Auxílio Emergencial de R$ 600. Durante a atividade, serão distribuídos álcool gel e máscaras PFF2. As ações integram o Dia Nacional de Luta Por Fora Bolsonaro.
No mesmo dia, atos se espalharão em outras cidades do país contra a atuação do Governo Federal no enfrentamento à pandemia da Covid-19, que já tirou a vida de quase 460 mil brasileiros e brasileiras, vítimas de uma doença para a qual já existe vacina. Em Fortaleza, coletivos se reúnem no sábado, às 15h30, na Praça da Gentilândia, no bairro Benfica.
No município de Tauá, está marcado ato unificado para a manhã de sábado, a partir das 7h, com concentração na Praça Capitão Citó. Em Juazeiro do Norte, manifestantes se reúnem às 8h em frente à prefeitura municipal para gritar Fora Bolsonaro. Na cidade de Russas, será realizada uma Tribuna Popular, às 7h30, em frente ao mercado público.
Diante do contexto sanitário imposto pela pandemia, é recomendado que todas e todos que participem das atividades levem consigo álcool gel e máscaras de proteção (especialmente os modelos PFF2/N95) e busquem o distanciamento social.