Há um mês, despedia-se de nós Francisco Gilmar Cavalcante de Carvalho, 71, professor aposentado da Universidade Federal do Ceará (UFC), jornalista, publicitário, pesquisador e um dos principais estudiosos da cultura popular brasileira. Vítima de complicações da Covid-19, contra a qual lutou durante quase um mês, encantou-se no último 17 de abril, no findar de uma noite de sábado. Na próxima segunda-feira (17/5), a vida de Gilmar de Carvalho será celebrada por todas e todos que por ele foram impactados, inspirados, motivados, amados.
Com organização de colegas, amigos e pessoas queridas do mestre, uma missa será celebrada pelo padre Manfredo Oliveira, também professor da UFC, às 17h, na Paróquia de Santa Luzia, em Fortaleza. O público poderá acompanhar a celebração pelo canal do YouTube da ADUFC-Sindicato. O momento será guiado pelo som de rabecas e cantos e contará com depoimentos de Francisco Sousa, com quem Gilmar dividiu a vida, e de familiares, amigos, alunos e mestres da Cultura do Ceará. Antes da missa, será divulgado um livreto online para acompanhamento da celebração.
A partida de Gilmar de Carvalho interrompeu o projeto do livro “Poéticas da voz – Aboios, benditos, cantoria, cordel, emboladas, loas, saraus, torém, trovas”, cujo lançamento estava previsto para este ano. Entusiasta e estudioso da cultura popular, ele chegou a doar arquivos de sua biblioteca pessoal para o Acervo do Escritor Cearense (AEC), onde são guardadas memórias de personagens relevantes para a história e cultura do estado.
O cearense de Sobral deixa mais de 50 livros de sua autoria, nos quais compartilhou com o público suas imersões nas raízes profundas do sertão nordestino que tanto amou e cujas tradições populares dominava como poucos. A Triste Partida do agora encantado pesquisador será lembrada na canção de Luiz Gonzaga que abrirá o encontro – antes de tudo, uma Celebração da Vida de Gilmar de Carvalho.
(*) Você pode acompanhar a Celebração da Vida de Gilmar no YouTube da ADUFC, a partir das 17h da segunda-feira (17/5).