Após convocação pela Diretoria da ADUFC, a Comissão Eleitoral apresenta o Regulamento das eleições para a Diretoria e o Conselho de Representantes da entidade (biênio 2021-2023). Tanto a realização de eleições virtuais, com possibilidade de voto em separado, quanto o calendário haviam sido aprovados, por unanimidade, em Assembleia Geral realizada no último dia 10 de fevereiro, depois de terem passado pelo Conselho de Representantes. As inscrições das chapas podem ser feitas a partir da próxima segunda-feira (1º/3) e seguem até o dia 5 de março. A campanha tem início no dia 6 de março, seguindo até o dia 5 de abril. As eleições vão ser realizadas nos dias 6, 7 e 8 de abril de 2021, por meio virtual, devido às medidas de segurança sanitária durante o enfrentamento à pandemia de Covid-19.
De acordo com o Regulamento do pleito, a votação virtual ocorrerá através do envio do link, usuário e senha, por e-mail, para acesso ao sistema, para cada professor(a) da UFC, UFCA e UNILAB sindicalizados(a) até o dia 5 de março de 2021 – a lista dos(as) docentes aptos(as) a votar será divulgada no site da ADUFC até o dia 23 de março. A Comissão Eleitoral lembra que é vedado o voto por procuração, conforme Art. 45, parágrafo único, do Estatuto da ADUFC-Sindicato.
As candidaturas para a Diretoria e para o Conselho de Representantes (titular e suplente) da ADUFC serão inscritas junto à Comissão Eleitoral, exclusivamente através de e-mails enviados para o endereço eletrônico secretaria@adufc.org.br, no horário de 8h do dia 1º de março até as 17h (horário de Brasília), do dia 5 de março de 2021. Todos os critérios a que devem obedecer as inscrições estão definidos no regulamento.
Até o dia 7 de março de 2021, a Comissão Eleitoral divulgará a lista das chapas e dos candidatos(as) que tiverem a inscrição deferida ou indeferida a partir do cumprimento das disposições do Estatuto da ADUFC e do próprio regulamento do pleito. Após essa divulgação, será divulgada no site da entidade circular disciplinando a realização de debate entre os concorrentes.
Votos em separado
A realização dos votos em separado se dará por esquema de drive-thru. Estará assegurado o direito de voto nesta modalidade aos associados(as) que estiverem impossibilitados(as) de votar através do sistema virtual. A votação em separado deverá ocorrer na sede da ADUFC, em Fortaleza, das 8h às 17h (horário de Brasília), nos dias 6, 7 e 8 de abril. A Comissão Eleitoral emitirá Circular detalhando como os votos em separado serão colhidos e apurados de forma a garantir o sigilo da escolha do(a) docente e a ausência de duplicidade, sobretudo entre votos presenciais e eletrônicos.
Quem compõe a Comissão Eleitoral
A Comissão Eleitoral responsável por elaborar o regimento do pleito e acompanhar todo o processo foi aprovada em reunião do CR e confirmada em Assembleia Geral realizada no dia 10 de fevereiro. Compõem o colegiado quatro professores/as da UFC: José Maria Monteiro, do Departamento de Computação (CC); Daniele Sousa, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular (CC); Geny Lustosa e Babi Fonteles (suplente), ambos do Departamento de Estudos Especializados (FACED).
Saiba mais
Todo o regulamento para as inscrições, assim como as diretrizes do processo de fiscalização e apuração dos votos das eleições estão descritos no documento oficial preparado pela Comissão Eleitoral, anexados abaixo. Documentos, orientações e notícias sobre as eleições para Diretoria e Conselho de Representantes para o biênio 2021-2023 também estão disponíveis na página especial no site da entidade: http://localhost/adufcantigo/eleicoes-para-bienio-2021-2023/
Confira aqui o Edital de Convocação
Confira aqui o Regulamento das eleições virtuais para Diretoria e Conselho de Representantes
Acesse aqui a Ficha de Inscrição da chapa para Diretoria
Acesse aqui o Formulário de Inscrição da chapa para Conselho de Representantes