Através de Plenárias Setoriais demandadas à ADUFC pelos/as docentes da Universidade Federal do Ceará (UFC), a volta às atividades de ensino na instituição foi tema da live realizada na última terça-feira (28/7) pelo programa Mundo do Trabalho. Desta vez, participaram da transmissão ao vivo a vice-presidente do sindicato, Profª. Irenísia Oliveira, acompanhada do tesoureiro-geral da entidade, Prof. André Ferreira. As cinco plenárias ocorreram de forma virtual entre os dias 16 e 24 de julho.
André Ferreira explicou que as plenárias, apesar de importantes, não têm um fim deliberativo. No entanto, elas conseguem ter um nível de proximidade com a categoria que às vezes não se alcança em uma reunião de assembleia geral ou de conselho de representantes “São espaços diferentes. Cada um cumpre sua função e a direção da ADUFC vem sendo um instrumento da categoria organizada nas suas instâncias de base”, argumentou o professor.
Irenísia Oliveira também reforçou o papel da ADUFC como amplo espaço de debate diante da falta de diálogo da administração superior com a comunidade docente. “Temos trabalhado bastante e muito impulsionados pela nossa categoria, que estava presente nas reuniões de conselho e assembleias gerais. Acho que a entidade se fortalece nesse sentido, no momento em que há uma grande ofensiva contra a universidade e contra o ensino público. Acho que os sindicatos e categorias se fortalecem pra construir uma grande resistência a esses ataques”, disse.
Durante o programa, os professores/dirigentes, com mediação do jornalista Márcio Rodrigues, analisaram questões relativas à tentativa de aparente normalidade imposta pela reitoria da UFC, a inviabilização da participação dos estudantes e, muitas vezes, dos próprios docentes nos processos decisórios sobre retomadas de atividades acadêmicas. Além de temas ligados à salubridade e segurança sanitária para a implementação do Plano Pedagógico Emergencial (PPE) e assuntos transversais.
(*) Para rever a live do Mundo do Trabalho, acesse pelo LINK DISPONÍVEL na página da ADUFC no youtube. Ou ainda na própria página do programa no FACEBOOK.