O Diário Oficial da União publicou no dia 10 de janeiro o Decreto 9268/18, uma deliberação que extingue 60.923 cargos, dos quais mais de quatro mil estão em atividades ligadas à educação federal, principalmente de Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs) das Instituições Federais de Ensino (IFE). A medida prevê que as vagas não ocupadas não sejam repostas.
O Decreto 9268/18 também impede a abertura de concursos públicos para inúmeros cargos que são necessários para o funcionamento do serviço público.
A Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes-Federação) divulgou nesta quinta-feira (25) manifesto contra tal medida, na qual considera ter sido publicada ”de maneira intempestiva e sem diálogo com as entidades representativas das categorias afetadas.”
Em nota, a entidade pede a revogação imediata e integral do decreto e solicita a retomada das negociações com as categorias de servidores para o fortalecimento do serviço público e da educação federal, considerados essenciais para o desenvolvimento saudável e um futuro produtivo da população do país.
Leia aqui o Decreto 9268/18: https://goo.gl/2u9VmW
Leia aqui, na íntegra, nota do Proifes-Federação: https://goo.gl/HdA49j