Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará – ADUFC-Sindicato | Ano 1 • Nr. 11 • 20 de outubro de 2017
Celebração do Dia dos Professores em Russas é marcada pelo discurso de unicidade na categoria docente
O Campus da UFC em Russas recebeu a comemoração do Dia dos Professores da Adufc-Sindicato na noite da última quarta-feira (18). Estiveram presentes na celebração o presidente do Sindicato, professor Enio Pontes, a secretária-geral, professora Yacy Mendonça e o diretor do Campus em Russas, professor Lindberg Gonçalves.
A UFC foi inaugurada na cidade de Russas há quase três anos (28 de julho de 2014) e desde então as confraternizações que a Adufc-Sindicato organiza para seus docentes no município têm sido realizadas, em sua maioria, no campus da universidade – uma demanda do professor Lindberg Gonçalves, que faz questão de valorizar o local e sua estrutura.
No momento de agradecer a participação dos professores, o diretor do Campus relembrou o processo de expansão da universidade na cidade e se mostrou otimista diante do quadro de dificuldade na política brasileira atual. Segundo o professor Lindberg, a UFC é uma das poucas universidades que ainda estão conseguindo atravessar esse momento de cortes no orçamento sem perturbar o andamento das atividades nos campi.
”Não adianta se lamentar, o país é esse e temos que brigar pelo que acreditamos. Temos que aprender a conviver na dificuldade e vê-la como uma oportunidade de criar coisas novas. Nesse sentido, temos o Sindicato para ir atrás dos nossos direitos. Nosso campus ainda tem um número considerável de professores não sindicalizados e esse não é o caminho, precisamos nos fortalecer e manter uma unidade”, indagou o diretor.
A UFC em Russas conta com o corpo docente de 29 professores, distribuídos entre os 5 cursos de graduação. Desse total, 16 são filiados a Adufc-Sindicato.
O professor Enio Pontes aproveitou a ocasião para parabenizar aos docentes pela nobre profissão, onde segundo ele são formados todos os pilares profissionais da sociedade, e também para reforçar a ideia de ser otimista e acreditar que o período de crise é uma oportunidade de fortalecer a categoria e lutar pelo crescimento da educação.
”Na crise aparecem as pessoas de destaque, que podem fazer a diferença e mudar a situação para melhor. O momento é sim de unidade e a Adufc precisa do apoio dos seus docentes para seguir em frente e garantir que não haja desmonte nas universidades”, destacou o presidente.
Em uma fala emocionada, a professora Yacy Mendonça encerrou os discursos alertando os presentes sobre os cortes de financiamento nas bolsas de pós-doutorado, extensão, iniciação científica e iniciação da carreira docente. ”Estamos com ¼ das verbas de educação que tínhamos a 4 anos atrás. Isso é muito grave, a destruição da universidade pública está em curso. A universidade pública é um legado e é nosso dever defendê-la. Vamos juntar nossas forças, isso é muito importante pros nossos filhos, nossos netos, para o que vem depois da gente.”
Datas das Comemorações do Dia dos Professores
27 de outubro – Dia dos Professores em Fortaleza
Local e Horário: Lulas Buffet – Salão Plazzá (Rua Atiliano de Moura, 500 – Guararapes), às 20 horas
*Pulseiras estão sendo distribuídas na sede do Sindicato em Fortaleza até o dia 25 de outubro.
31 de outubro – Dia dos Professores em Sobral
Local e Horário: Local: Buffet Dona Flor (R. Iolanda P. C. Barreto, 295 – Derby Clube), às 21 horas
#OutubroRosa “Câncer de Mama e a promoção da saúde” é tema de palestra no Café da Manhã com Aposentados
Na última terça-feira, dia 17, professores (as) aposentados (as) participaram do tradicional Café da manhã no Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (Adufc-Sindicato). Em especial pelo mês de outubro, o Sindicato ofertou palestra sobre o “Câncer de Mama e a promoção da saúde” (outubro rosa), com a Prof.ª Doutora Ana Fátima Carvalho Fernandes, do Departamento de Enfermagem da UFC (FFOE).
Na ocasião a palestrante falou sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama. “A maior prevenção é principalmente o cuidado com a saúde, praticando atividades físicas e focando na alimentação saudável”, explica a professora.
O evento contou com a presença do presidente da Adufc-Sindicato, Professor Enio Pontes e da Secretária-Geral, Profª. Yacy Mendonça. Também com a participação de mais de 70 aposentados (as).
“Conhecimento Sem Cortes” chega a Salvador-BA e o próximo estado a receber a campanha será o Ceará
“Não podemos aceitar que o governo federal continue a desmantelar o ensino público e gratuito como vem fazendo, além de contingenciar profundamente os recursos das áreas da ciência, tecnologia e inovação”. Foi com essas palavras que o presidente da Adufc-Sindicato, professor Enio Pontes, se dirigiu aos cerca de 300 estudantes, professores, pesquisadores e técnicos administrativos, que lotaram o auditório da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, nesta segunda-feira (16), para o lançamento da campanha “Conhecimento Sem Cortes”.
A Campanha foi idealizada pela Associação de Docentes da UFRJ, em parceria com outras entidades sindicais docentes e entidades científicas, entre elas a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Em vigor desde o mês de junho, a Campanha “Conhecimento Sem Cortes” tem contribuído para denunciar o sucateamento das Instituições Federais de Ensino Superior e o desmonte da ciência brasileira; seu principal componente é o painel Tesourômetro, que mostra em tempo real a extensão dos cortes que têm sido promovidos desde 2015 e se intensificaram durante o governo de Michel Temer.
O presidente da Adufc-Sindicato, professor Enio Pontes, e o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), professor Ildeu de Castro, foram convidados pelo Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia – Apub-Sindicato, para participar do lançamento da campanha e ainda da inauguração do Tesourômetro.
O Reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), professor João Carlos Salles, abriu o evento e ressaltou a importância da defesa da Universidade pública e gratuita e disse que “o ato expressa muito do que vamos ver no Congresso, evento que pode ser considerado, por inteiro, uma celebração da universidade, da pesquisa feita com qualidade, e da defesa e preservação dessa instituição que tem valores universais, produção do conhecimento desimpedida, pensamento crítico, liberdade e democracia”, destacou o Reitor João Carlos Salles.
O presidente da SBPC, professor Ildeu de Castro fez um balanço da campanha e disse estar confiante de que haja uma sensibilização dos parlamentares sobre a situação do baixo orçamento destinado à ciência e tecnologia.
“A campanha conseguiu mobilizar uma parte muito significativa da comunidade científica que esteve em Brasília para entregar ao presidente do Congresso em exercício, Cássio Cunha Lima, e também ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, uma petição com mais de 82 mil assinaturas pedindo a revogação da Emenda Constitucional 95, que contingencia os recursos para investimento nas áreas sociais”, ressaltou.
O professor Enio Pontes abordou a relevância das áreas de ciência e tecnologia para a soberania do país. “Nenhum um país pode ter a sua soberania respeitada e consolidada se não investir em ciência e tecnologia. “Enquanto não tivermos políticas públicas de Estado voltadas ao desenvolvimento da ciência vamos continuar comprando tecnologia dos países chamados desenvolvidos”, argumentou.
Enio Pontes foi enfático na crítica à decisão do governo de cortar recursos principalmente nas áreas sociais que, segundo, afetam a qualidade de vida das pessoas. “O governo Federal extinguiu o Ministério da Ciência e Tecnologia e promoveu um corte de 44% do total destinado para investimento nestas áreas esse ano”. O presidente da Adufc-Sindicato disse também que a opção do governo em patrocinar os cortes no orçamento da ciência e tecnologia esconde a real intenção que é, segundo ele, poupar recursos, para fazer “superávit primário” e pagar os juros da Dívida Pública, “em detrimento do desenvolvimento da educação e da ciência”.
Já a presidenta da Apub-Sindicato, professora Luciene Fernandes, alertou para o desmonte que acontece nas universidades públicas. “Nós estamos vendo o corte significativo que está vindo para as universidades e isto está só começando”, disse. A presidente da Apub-Sindicato realçou também a importância da mobilização para que a categoria consiga a revogação da Emenda Constitucional 95.
A campanha Conhecimento Sem Cortes vai para o Ceará
Sobre a sequência da campanha, o professor Ildeu de Castro, adiantou que já acertou com o presidente da Adufc-Sindicato a realização de um ato da campanha o Ceará, provavelmente em novembro, e ainda a instalação de um Tesourômetro na Universidade Federal do Ceará UFC). “Será uma excelente oportunidade para reforçarmos ainda mais as bandeiras da campanha no Nordeste e no Ceará”, afirmou.
O presidente da Adufc-Sindicato, professor Enio Pontes, comemorou a inclusão do Ceará na campanha e disse que a entidade buscará parceiros para fortalecer a etapa cearense. “Para nós é motivo de satisfação receber essa campanha que visa mobilizar a comunidade acadêmica e científica em torno da defesa da ciência, tecnologia e inovação”, finalizou.
Tesourômetro
O painel Tesourômetro está instalado em Salvador-BA na frente da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Os números atualizados mostram cortes de quase de R$ 12 bilhões, desde 2015.
Comemoração do Dia do Professor em Fortaleza
A Diretoria do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (Adufc-Sindicato) tem a honra de convidar todos os seus sócios (as) para a Comemoração do Dia do Professor.
Em Fortaleza, o evento será realizado no dia 27 de outubro (sexta-feira), às 20h, no Lulas Buffet (Rua Atilano de Moura, 500 – Gararapes).
Para melhor receber os professores e acompanhantes será indispensável o uso da pulseira de identificação. As pulseiras serão entregues na sede da Adufc-Sindicato – sede Fortaleza – nos horários de 8h às 12h e de 14h às 18h. Mais informações: (85) 3066.1818
Carência do Plano de Saúde Unimed para contratações
no mês de Outubro é ausente
Professor (a), você sabia que os docentes que aderirem ao Plano de Saúde da Unimed no mês de outubro, através da Adufc-Sindicato, estão livres do período de carência para começar a usar o plano?!
A data base de aniversário do contrato do Sindicato com a Unimed é todo mês de outubro. Por isso, neste mês, a carência para os novos detentores do plano é especialmente isenta. E a isenção da carência também se estende ao grupo familiar (dependentes) dos professores!
*Para saber mais informações ou aderir ao plano de saúde, entre em contato pelo telefone (85) 3066.1818
Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará
Av. da Universidade, 2346, Benfica – 60.020-180 • Fortaleza/CE
Telefone: (85) 3066.1818 • E-mail: secretaria@adufc.org.br
Coordenação: César Espíndola • Jornalistas (Assessoras de Comunicação): Bárbara Magalhães e Larissa Cavalcante • Diagramação: Renê Mendes