O ANDES-SN rompeu com a estrutura sindical autoritária, implantada no Brasil na década de 1930 e se consolidou pela organização de base nos locais de trabalho. Assim, todas as decisões do sindicato passam pela deliberação da base, que também elege, de maneira direta, a cada dois anos, a Diretoria do Sindicato Nacional.
Neste ano, o pleito eleitoral para a diretoria do ANDES-SN ocorre de forma presencial, entre os dias 07 e 08 de maio, em todas as seções sindicais do ANDES-SN no Brasil. A participação ativa dos/as docentes no processo eleitoral é de fundamental importância.
O presidente da Comissão Eleitoral Central, Prof. Gustavo Seferian, afirmou que é fundamental ter uma ampla participação dos sindicalizados e das sindicalizadas nesse processo eleitoral. “Muito embora o ANDES-SN seja uma entidade que se acerque a sete dezenas de milhares de sindicalizados e sindicalizadas, os processos eleitorais orbitam, no último período, a casa dos 20% que participam efetivamente desse processo, votando nas chapas. É fundamental que a gente tenha uma crescente nesse indicativo, uma participação que seja cada vez mais efetiva, dando os contornos de forma mais participativa e efetiva dos rumos da nossa entidade aos projetos políticos que pretendem dirigir o nosso sindicato”, ressaltou.
Estão concorrendo no pleito eleitoral do biênio 2025-2027 a Chapa 1 “ANDES pela base: diversidade e lutas”, Chapa 2 “RENOVA ANDES”, Chapa 3 “ANDES-SN Classista e de Luta” e a Chapa 4 “Oposição para renovar o ANDES-Sindicato Nacional” (sub judice).
ANDES-SN na luta
O Sindicato, em sua trajetória de atuação, introduziu no cotidiano docente uma perspectiva articulada da realidade social que, pela sua importância, instituiu espaços destinados à discussão da questão da terra, classe, etnia e gênero, para além de questões ligadas à educação, à ciência e tecnologia, ao sindicalismo e à própria organização dos/as professores/as. Atualmente, o ANDES-SN conta com 11 grupos de trabalho que subsidiam a diretoria eleita na discussão desses temas.
A participação docente, a partir desta perspectiva que se articula com a realidade social do país, entendendo que a educação pública é central para o avanço de todo o povo brasileiro, fortalece as instâncias democráticas do Sindicato nacionalmente e em suas seções sindicais, como a ADUFC.
Convidamos os/as docentes sindicalizados/as da UFC, UFCA e UNILAB a acompanharem mais de perto o processo eleitoral do ANDES-SN e se somarem na escolha democrática da diretoria do biênio 2025-2027 do nosso Sindicato Nacional.
+ Todas as circulares do processo de eleição do ANDES-SN (Biênio 2025-2027) podem ser acessadas aqui