“No Sindicato
Circulando por aqui à tarde
Em volta da literatura
Com tantas mentes diversas
Recuperando tantas histórias
Procuro resgatar a vontade
Sucumbido numa vida dura
Em encantadoras conversas
Me vejo nas suas memórias”.
Versos do docente Carlos Manta escritos
durante o primeiro encontro do Letra Viva
Na tarde de quinta-feira (20), o Auditório Izaíra Silvino, na sede da ADUFC em Fortaleza, recebeu o primeiro encontro do Letra Viva – Círculo de Leitura da ADUFC. O livro que abriu o ciclo foi Água de Barrela, de Eliana Alves Cruz.
A presidenta da ADUFC, Prof.ª Irenísia Oliveira, abriu a roda de conversa literária contando sobre o processo de criação do círculo de leitura desde a sugestão do encontro, a criação da marca, a indicação do primeiro livro e também seu início e periodicidade. “Inicialmente pensamos em começar em fevereiro, depois decidimos começar em março, mesmo sendo recesso, porque achamos que seria interessante por ser um mês que as pessoas estão sem aulas e teriam mais tempo para ler. A leitura também como algo fora do nosso cotidiano de trabalho. (…) Agradeço a presença de vocês aqui hoje e o interesse nesse Círculo que eu tenho certeza que tem tudo para prosperar e ser um momento alto aqui na vida do nosso sindicato”, comentou.
O livro Água de Barrela foi muito bem acolhido pelos leitores/as do Círculo que acharam a leitura fluída, impactante e necessária para compor a história do Brasil. “No início você fica querendo ler e não largar, apesar dos compromissos, você fica lendo com aquela vontade de continuar lendo. A sensação que eu tive é que a nossa história ficou um pouco apagada, a história dos negros, né? Como a gente é educado desde as escolas, tentam colocar [essa história] para debaixo do tapete”, pontuou o Prof. Luís Gonzaga Rodrigues Filho, do Departamento de Integração Acadêmica e Tecnológica (DIATEC/UFC).
Os/as participantes/as do Letra Viva debateram sobre o livro Água de Barrela das 16h às 18h trocando perspectivas e reflexões numa tarde regada a café, chá, bolo e boas leituras. Ao final do encontro, foram sorteados entre as pessoas presentes três exemplares do livro A Vida Não é Útil, de Aílton Krenak, título escolhido para o encontro de abril.
A próxima atividade do Letra Viva acontece na quinta 24 de abril, às 16h, na sede da ADUFC. A participação segue aberta, livre e gratuita a todas as pessoas interessadas sendo apenas necessária a inscrição no círculo de leitura.
Letra Viva – Círculo de Leitura da ADUFC
2º encontro – 24 de abril de 2025 (quinta) às 16
Livro para debate do 2º encontro: A Vida Não é Útil – Aílton Krenak
Inscrições via forms
Atividade aberta, livre e gratuita.
Sede da ADUFC-Fortaleza (Av. da Universidade, 2346 – Benfica)







