O Café da Manhã dos/as Professores/as Aposentados/as reuniu docentes na sede da ADUFC em Fortaleza na manhã da quinta-feira (13) (Fotos: Amanda de Sampaio/ADUFC)
Entre tapioca, bolo mole, café quentinho, leite queimado e outras iguarias de um farto café da manhã, docentes aposentados/os se reuniram na sede da ADUFC, em Fortaleza, para um momento regado com a alegria do reencontro, boas conversas e samba.
O já tradicional Café da Manhã dos/as Professores/as Aposentados/as teve como principais atividades a entrega das placas de reconhecimento pela participação no quadro Vivenciando a Academia e informes da Assessoria Jurídica da ADUFC.
O quadro Vivenciando a Academia integra o programa Almanaque, da Rádio Universitária FM 107,9, idealizado e apresentado pelo Prof. Bosco Arruda, docente aposentado do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Ceará (UFC) e diretor de Assuntos de Aposentados da ADUFC. O quadro foi concebido para entrevistar docentes aposentados/as, ou com tempo de aposentadoria mas ainda na ativa, das universidades federais do Ceará com o objetivo de demonstrar histórias marcantes de pesquisa e ensino que mostrem a importância dos trabalhos dos/as docentes em suas áreas de atuação. É possível ouvir os episódios do Vivenciando a Academia no YouTube e Spotify da ADUFC.
A presidenta da ADUFC, Prof.ª Irenísia Oliveira, abriu o momento do café da manhã relembrando a importância do apoio que a ADUFC mantém com a Rádio Universitária FM e ressaltando a relevância da produção de conteúdos como o Vivenciado a Academia que fortalecem o conhecimento da trajetória dos professores/as e suas contribuições para questões sociais. “O programa a gente considera que é um grande sucesso porque ele tem cumprido o que foi pensado, não só de valorizar, mas de mostrar para os novos professores/as, mostrar para a sociedade a importância das trajetórias acadêmicas, dos estudos acadêmicos”, afirmou.












A Prof.ª Angela Pinheiro, docente aposentada do Departamento de Psicologia da UFC, ressaltou que a homenagem feita pela ADUFC através do quadro Vivenciando a Academia foi algo tocante. “É uma homenagem que toca o coração porque é feita a partir da ADUFC que ultimamente tem tido um valor fundamental na defesa da universidade, da educação pública e de outros valores importantes dando apoio às nossas pautas”, afirmou.
O café da manhã foi servido pelo Giardino Buffet, um negócio social protagonizado por mulheres do Bom Jardim. O Giardino nasceu a partir de um trabalho realizado pelo Movimento Saúde Mental (MSM) e sua Escola de Gastronomia Autossustentável em parceria com o Curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), sendo um projeto de extensão da UFC.








