(Foto: UNILAB/Divulgação)
Docentes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) realizaram, na última segunda-feira, 13 de janeiro, de forma virtual, a Assembleia Unificada Docente que teve como pauta a formação da comissão responsável pela consulta informal à comunidade acadêmica para a eleição da reitoria no quadriênio 2025-2029.
A atividade, que foi convocada conjuntamente pela ADUFC e pela APUB, reuniu docentes lotados/as no Ceará e na Bahia, e iniciou dando destaque para a relevância da consulta informal como mecanismo participativo e democrático para a escolha da reitoria. O processo de estruturação da consulta informal tem sido construído desde dezembro de 2024, com participação das entidades representativas das categorias no Ceará e na Bahia (ADUFC, APUB, SINTUFCe e ASSUFBA) e dos centros acadêmicos e associações estudantis.
A assembleia apresentou o formato da comissão responsável acordado entre as entidades, com dez integrantes, sendo sete membros efetivos e três suplentes. Dentre os efetivos estão: dois docentes, um/a lotado na Bahia e outro/a no Ceará; dois técnicos-administrativos/as, um/a lotado/a na Bahia e outro/a no Ceará e três discentes, sendo um/a da Bahia, outro/a do Ceará e um/a estudante internacional. Dentre os/as suplentes foram previstos/as um/a representante de cada segmento (docente, técnico-administrativo e estudante).
Após um amplo debate durante a atividade, foi aberta a manifestação de interesse em atuar na comissão da consulta informal e deu-se início ao registro das candidaturas de professores e professoras por ordem de apresentação. Em votação durante a assembleia, foram eleitas para integrar a comissão as professoras Lídia Lima da Silva (UNILAB/BA) e Stella Maia Barbosa (UNILAB/CE) como membros efetivos e a professora Aline Abbonizio (UNILAB/CE) como suplente.
Com a comissão responsável formada, a comunidade acadêmica da UNILAB, a partir de suas entidades representativas, organizará uma consulta informal ampla, democrática e regida pelo princípio da paridade entre os três segmentos. O resultado da consulta servirá de base para a construção da lista tríplice para a eleição da reitoria que ocorrerá no Conselho Universitário (Consuni).