A ADUFC lamenta profundamente a morte, no último sábado (14), do Prof. Teonas Carvalho Cipriano, aos 77 anos, docente aposentado do Departamento de Patologia e Medicina Legal (DPML) da Universidade Federal do Ceará (UFC), na Faculdade de Medicina (FAMED).
Teonas se graduou em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1974, e concluiu Mestrado (1984) e Doutorado (1987) no campus de Ribeirão Preto da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Compôs uma nova geração de patologistas e docentes do Departamento de Patologia e Medicina Legal (DPML) da UFC, assumindo como professor colaborador da instituição no final da década de 1970 e passando a Professor Assistente em 1981.
Ao retornar à universidade após concluir o mestrado e o doutorado. Prof. Teonas Cipriano se dedicou ao Ensino e à Extensão, com destaque para seu empenho nas aulas de microscopia e na orientação de residentes de patologia. No setor de necropsia da UFC, foi pioneiro na organização do museu de peças didáticas utilizadas em salas de aula, além do reconhecimento de sua organização das Sessões de Autópsias das Sextas-Feiras — aulas abertas que reuniam docentes, alunos/as e médicos/as na Faculdade de Medicina.
Neste momento de dor e pesar, a ADUFC oferece condolências e um abraço de conforto a familiares, amigos, alunos e alunas do Prof. Teonas Carvalho Cipriano, que era filiado a este sindicato desde sua fundação, em 1980.